• Entrar
  • Cadastrar
Veja por que você deve adicionar uma pitada de cominho aos ovos mexidos no café da manhã ou omelete no jantar
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

O cominho tem sido usado como um ingrediente medicinal para uma variedade de condições de saúde em todo o mundo

Veja por que você deve adicionar uma pitada de cominho aos ovos mexidos no café da manhã ou omelete no jantar

O cominho é um tempero aromático que acrescenta sabor e profundidade a diferentes pratos (Foto: Shutterstock)

Você sabe para que serve o cominho (Cuminum cyminum)? Essa especiaria que dá um toque marcante às receitas tem um sabor único e traz inúmeros benefícios à saúde. Nem todo mundo sabe, mas o cominho é contém cálcio e ajuda na perda de peso.

Essa especiaria tem poucas calorias e possui quantidades insignificantes de sódio e gordura, além de fornecer micronutrientes como ferro (cerca de 7% do valor diário), cálcio, niacina e potássio.

Segundo indica a médica Melissa Neves ao site Verywell Heatlh, especializado em saúde, você pode elevar o nível do seu café da manhã adicionando uma pitada de cominho moído a ovos mexidos e omeletes.

"Adicione-o a sopas e ensopados, especialmente aqueles com feijão ou lentilha. Transforme o arroz comum em um acompanhamento saboroso ou bata azeite de oliva, suco de limão, cominho em pó, sal e pimenta para fazer um molho fácil para salada", aconselha a especialista. Entenda os motivos!

Inclua o cominho à sua dieta e aproveite os benefícios

O cominho é usado em muitos tipos de culinária. Seu sabor terroso e quente é o principal no tempero de chili ou taco. Você também pode usá-lo para acentuar a doçura dos vegetais ou adicionar profundidade a pratos vegetarianos de feijão, sopas e ensopados.

Essa especiara combina bem com pimenta vermelha, orégano, canela, tomilho e cúrcuma.

  • Calorias: 7.8
  • Gordura: 0,5 gramas (g)
  • Carboidratos: 1 g
  • Fibra: 0,2 g
  • Açúcares: 0 g
  • Proteína: 0,4 g
  • Sódio: 3,5 miligramas (mg)
  • Cálcio: 19,6 mg
  • Ferro: 1,4 mg
  • Niacina: 0,9 mg
  • Potássio: 37,6 mg

Saiba quais são os benefícios do cominho para a saúde

O cominho contém vários compostos bioativos, entre eles cuminaldeído, alcaloides, flavonoides, terpenoides, polifenóis e outros.

Apesar de são serem exatamente a quantidade necessária para um efeito significativo - os estudos variam quanto ao tipo e à dosagem -, essas substâncias são vantajosas para o corpo.

Veja o que mostram alguns estudos com a substância e seus impactos no corpo. Ainda que sejam necessárias mais análises para aprofundar melhor os resultados, especialistas apontam que incluir o cominho à dieta é uma boa estratégia.

Controle de peso:

Um estudo comparou os efeitos do consumo de meia colher de chá de cominho (cerca de 1,5 g) com iogurte antes do café da manhã e do almoço com os efeitos do consumo de iogurte natural sem cominho durante três meses.

O resultado foi que o grupo que adicionou o ingrediente reduziu o peso, o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura.

Níveis de colesterol:

Os resultados também foram notados nos níveis de colesterol dos participantes do estudo. Os que ingeriram 3 gramas de cominho com o iogurte todos os dias reduziram os níveis séricos de colesterol em jejum, triglicérides e colesterol LDL ("colesterol ruim"). Por outro lado, o colesterol HDL ("colesterol bom") aumentou.

Diabetes:

Algumas pesquisas sugerem que o cominho contém componentes, como o cuminaldeído, que afetam o açúcar no sangue ao inibir enzimas na via do metabolismo de carboidratos. No entanto, a pesquisa é mista, e são necessárias mais evidências.

Síndrome do Intestino Irritável (SII):

A relação entre o cominho e a síndrome do intestino irritável (SII) é limitada. Os participantes de um estudo receberam 20 gotas de extrato de cominho divididas em duas doses durante quatro semanas. Os que tomaram a substância relataram menos inchaço e melhor consistência das fezes.

Diarreia:

Em lugares como Indonésia e Índia, o cominho é usado para tratar diarreia crônica. Em um estudo, os participantes com SII com predominância de diarreia tiveram menos evacuações após quatro semanas de tratamento com cominho.

Perda de memória:

Estudos em animais mostram que altas doses de extrato de cominho podem proteger contra a perda de memória. Entretanto, são necessários estudos em humanos para determinar a segurança, a dosagem e o impacto do cominho.

Antioxidantes:

O cominho tem muitos compostos antioxidantes, inclusive cuminaldeído, timol, beta-pineno e gama-terpineno. E conta ainda com os polifenóis, ácido salicílico, ácido cinâmico e hidroquinona como antioxidantes.

Anti-inflamatório:

Já foi demonstrado através de estudos que os compostos do cominho têm propriedades anti-inflamatórias em estudos de animais e de laboratório.

Combate bactérias:

Os extratos de cominho mostraram ter efeitos antibacterianos e antimicrobianos em um estudo de laboratório, no qual foram usados contra cepas multirresistentes de bactérias resistentes a antibióticos (bactérias que derrotaram os antibióticos desenvolvidos para matá-las).

Propriedades anticâncer:

Em um estudo com animais, os ratos foram suplementados com cominho em pó, extrato etanólico seco de cominho ou nada (controle). A incidência de tumores foi de 96% no grupo de controle e de 55% e 45% nos grupos de pó e extrato de cominho, respectivamente.

Os grupos que receberam cominho também apresentaram crescimento mais lento e tumores de menor tamanho.

Como consumir o cominho com segurança

De acordo com um artigo publicado no site VeryWell Health, da nutricionista Barbie Cervoni, especialista em educação e cuidado em diabetes, o uso culinário do cominho é seguro. Além de ser um tempero que dá um sabor delicioso aos pratos, ele também pode ser encontrado na forma de extrato ou como óleo essencial.

No entanto, cuidado para não confundir o cominho com o cominho preto (também conhecido como nigela), pois são diferentes.

Não existe uma dosagem segura estabelecida para a suplementação de cominho, portanto, é melhor usá-lo somente em aplicações culinárias. Uma colher de chá de cominho em pó equivale a cerca de 3 gramas.

Veja mais!

O que tem na farinha da felicidade que todo mundo quer fazer?

Gengibre PODEROSO para secar e desinflamar: como aproveitar benefícios do ingrediente para emagrecer com dicas de nutricionista

Temas relacionados