
Chefs de cozinha explicam por que você nunca deve adicionar leite nos ovos mexidos. (créditos: Shutterstock)
Ovos mexidos são um dos preparos mais simples e também mais deliciosos da cozinha. Mas, apesar de parecer fácil, muita gente ainda tem dúvidas na hora de acertar o ponto ideal: cremoso, leve e cheio de sabor.
Se você já passou pela experiência de preparar ovos mexidos e eles acabaram ficando secos, borrachudos e sem aquela textura cremosa, calma! Com algumas dicas simples, dá pra transformar esse prato básico em algo incrível.
Se você busca pela opinião de algum especialista, nós fomos atrás de alguns dos mais renomados chefs de cozinha do mundo para saber como preparar ovos mexidos perfeitos. Por incrível que pareça, todos têm o mesmo conselho: eliminar o uso de leite da receita. Simples assim e o resultado é surpreendente!
Por que você precisa eliminar o leite na receita de ovos mexidos
Em entrevista ao site The Mirror, o renomado chef britânico Dan Jones revelou um dos erros mais comuns — e prejudiciais — na hora de preparar ovos mexidos: acrescentar leite.
Jones, que já comandou cozinhas de diversos restaurantes premiados, inclusive com estrelas Michelin, explica que o leite pode diluir o sabor natural dos ovos, além de prejudicar a textura cremosa ideal. O resultado? Ovos mais aguados, menos saborosos e com maior chance de ficarem borrachudos.
“Para mim, é sempre manteiga. Certifique-se de que ela esteja dourada, mas não marrom, antes de adicionar os ovos. E continue mexendo em fogo médio a baixo”, recomenda o chef.
E ele não está sozinho nessa opinião. O também premiado chef Luke Selby, que atua em um restaurante de luxo em Londres, reforça o conselho — e vai além:
“Colocar leite nos ovos mexidos é um pecado capital. Só deixa tudo muito molhado... parece até lanche de escola”, brinca Selby.
Então, se você quer deixar seus ovos mexidos irresistíveis, a regra é clara: manteiga sim, leite não!
Afinal, como fazer ovos mexidos perfeitos?
O truque dos chefs de cozinha para preparar ovos mexidos incríveis começa ainda antes da frigideira: bata os ovos com um garfo ou fouet até a mistura ficar homogênea, mas sem espumar demais. A maioria dos profissionais também recomenda temperar os ovos antes de levá-los ao fogo — isso ajuda a realçar o sabor.
Depois, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo, adicione a manteiga e deixe derreter com cuidado, sem deixar queimar.
Na hora de cozinhar, despeje os ovos batidos e mexa sem parar, puxando das bordas para o centro. Use sempre uma espátula de silicone ou colher de pau. Evite colheres de metal, elas podem interferir na textura e arranhar a panela.
E se você quer levar seus ovos mexidos para outro nível, anote essa dica do chef com estrela Michelin Thomas Keller: bata os ovos com um garfo e depois passe por uma peneira fina antes de cozinhar. A técnica viralizou nas redes sociais e muita gente está testando para ver a diferença na cremosidade.
Que tal fazer o teste aí na sua casa?
Veja também:
Quanto de proteína tem um ovo mexido? Descubra se o alimento é uma boa opção para sua dieta
Pudim de ovo mexido de chocolate cremoso: receita saudável (e bizarra!) dá certo na textura e no sabor