• Entrar
  • Cadastrar
Esqueci de deixar o feijão de molho e agora? Aqui estão os truques que funcionam de verdade para resolver o problema!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Com essas dicas simples, o seu feijão ficará mais leve e fácil de digerir, mesmo que não tenha ficado de molho antes

Esqueci de deixar o feijão de molho e agora? Aqui estão os truques que funcionam de verdade para resolver o problema!

Com essas dicas de nutricionista, seu feijão vai ficar mais leve, mesmo que não tenha ficado de molho (Fotos: Shutterstock, Freepik)

O que acontece quando você esquece de colocar o feijão de molho horas antes do cozimento? Essa é uma prática recomendada para eliminar os antinutrientes, evitando assim o desconforto abdominal e os gases causados pelas substâncias que dificultam a digestão, como os oligossacarídeos.

Enquanto uma técnica uma técnica inovadora é desenvolvida para acabar com os gases causados pelo feijão, alguns métodos no preparo do alimento podem ser eficazes para evitar este problema.

Muitos chefs famosos têm um segredo para não precisar colocar as leguminosas de molho. Veja algumas dicas valiosas.

O que fazer quando o feijão não ficou de molho antes do cozimento

Se você precisa preparar feijão, mas não teve tempo de colocá-lo de molho antes do cozimento, ou simplesmente esqueceu, veja o que alguns nutricionistas recomendam fazer para evitar que o feijão pese no estômago.

Nutricionista indica três etapas:

De acordo com a especialista Lisie Maria, existem três etapas que ajudam a reduzir bastante a formação de gases e evitar a má digestão.

1. Ferva o feijão e descarte a água. "A primeira coisa a fazer é ferver o feijão e, em seguida, descartar essa água que foi usada na fervura", explica Lisie. Esse processo ajuda a eliminar parte das substâncias que causam desconforto intestinal.

2. Adicione vinagre ou limão. Em seguida, ela orienta adicionar um ingrediente ácido durante. "Você vai usar vinagre ou limão enquanto estiver cozinhando o feijão", ensina. O pH mais ácido contribui para quebrar os componentes que dificultam a digestão.

3. Adicione folha de louro. Por fim, a nutricionista recomenda incluir uma folhinha de louro. Além de dar sabor, ele tem propriedades digestivas que ajudam a deixar o feijão mais leve.

Por que adicionar folha de louro no feijão ajuda a evitar gases?

Ao site Minha Vida, a nutricionista Elaine Rosa afirma que "o louro possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica", por isso esse ingrediente ajuda a diminuir os gases devido às suas "propriedades carminativas, que reduzem a formação de flatulência".

O louro também é fonte de vitaminas e minerais essenciais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco, contribuindo para a saúde.

"Essa propriedade estimula a produção de enzimas digestivas, facilitando a quebra dos alimentos e, com isso, melhora a digestão, reduzindo estufamento e cólicas intestinais", explica a especialista.

A dica da nutricionista é incluir de duas a três folhas grandes de louro para cada 500g de feijão ou outro grão durante o cozimento.

Veja mais!

Poucos sabem: esse tempero em pó evita gases ao comer feijão e ainda ajuda na digestão

Vamos encerrar o maior debate sobre o preparo do feijão: a ciência por trás dos gases do feijão

Temas relacionados