• Entrar
  • Cadastrar
Qual é a diferença entre feijão-de-corda e feijão-verde? Saiba como é cada grão e prepare receitas deliciosas

Feijão-de-corda e feijão-verde são a mesma leguminosa, mas os grãos são colhidos em diferentes momentos de maturação. E o feijão-fradinho, você sabe diferenciar?

Você sabe qual é a diferença entre feijão-de-corda e feijão-verde? Encontrados com mais facilidade na região Nordeste, eles muitas vezes são usados nos mesmos pratos, o que pode causar confusão. A principal diferença entre ambos está no tempo de colheita dos grãos, mas os dois são ótimos quando preparados de forma simples ou até em farofas e misturados com carnes. A seguir, conheça mais detalhes sobre esses dois tipos de feijão.

Feijão-de-corda e feijão-verde são variações do mesmo grão, colhidas em momentos diferentes

Qual a diferença do feijão-verde para o feijão-de-corda?

Feijão-verde e feijão-de-corda são a mesma leguminosa, de nome científico Vigna unguiculata. A diferença está no momento da colheita do grão. O feijão-verde é colhido quando a vagem ainda não está madura, enquanto no grão de corda a planta já atingiu a maturidade. Além disso, ambos podem ter grãos com coloração esverdeada, mas no feijão-de-corda tons arroxeados e amarronzados são mais predominantes.

Como fazer feijão-verde

Fazer feijão-verde tem a facilidade de não precisar de uma panela de pressão. O grão fica pronto após ser cozido por cerca de 30 minutos. Esse preparo mais clássico pode ser incrementado com umrefogado de legumes e carnes. Nessa receita de feijão-verde, você pode usar tomates, cebolas, manteiga, coentro e cebolinha.

Quais os benefícios do feijão-verde?

O consumo regular de feijão é ótimo para a saúde. É um alimento rico em fibras, ótimo para melhorar a saúde do intestino. Além disso, o feijão-verde também é fonte de vitamina A e ácido fólico. O consumo regular de leguminosas é um hábito que contribui para manter bons níveis de proteínas, minerais e antioxidantes no organismo.

Qual a diferença entre o feijão-fradinho com o feijão-de-corda?

Essa é outra dúvida comum na hora de diferenciar os tipos de feijão. O fradinho também faz parte da mesma espécie que o feijão-verde e o feijão-de-corda, mas é uma variação do segundo. O fradinho tem uma coloração mais esbranquiçada, com uma marca preta no centro. Ele não forma muito caldo após o cozimento e costuma ser mais servido em pratos frios e aperitivos, como essa salada de atum com fradinho ou essa farofa com feijão-fradinho e na clássica acarajé.

Culinária nordestina: os principais temperos típicos no nordeste Acarajé é um prato feito com feijão-fradinho

Como fazer feijão-de-corda

O feijão-de-corda pode ser preparado cozido de forma simples ou na pressão. No segundo caso, bastam de 10 a 15 minutos na pressão para que o feijão-de-corda fique pronto. Você pode usar esse grão para fazer feijão-tropeiro, baião de dois e mugunzá.

Veja mais

Não caia em cilada! Aprenda a reconhecer se você está comprando feijão-verde falsificado

Tem gordura no feijão? Descubra essa e outras 7 curiosidades sobre o alimento

Feijão de molho no vinagre: evite gases com essa dica da nutri

Temas relacionados