
Não subestime o poder do ômega-3 para melhorar sua saúde a longo prazo (Foto: Shutterstock)
Os suplementos alimentares são importantes aliados para complementar a alimentação com determinados nutrientes que podem ser ingeridos abaixo do ideal através da alimentação. E o ômega-3 costuma ser bastante usado devido aos seus importantes efeitos para a saúde.
Ele é um dos ácidos graxos essenciais mais conhecidos por ser um nutriente que o corpo não consegue produzir sozinho. Esse tipo de ácido graxo é muito encontrado em fontes como peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), sementes de chia, óleo de linhaça e nozes.
A hora certa para tomar o suplemento ômega-3
Muita gente acredita que haja um horário certo para tomar o ômega-3. Mas não é bem assim. Não existe um horário universalmente recomendado, mas a consistência é um dos fatores mais importantes.
Tomar o suplemento de ômega 3 no mesmo horário todos os dias ajuda a criar um hábito, fazendo com que o corpo se adapte aos seus efeitos.
Ao criar uma rotina de ingestão diária, você vai garantir que os níveis de ácidos graxos ômega-3 do corpo permaneçam equilibrados e estáveis.
O melhor horário do dia para tomar ômega-3 e garantir melhor absorção
Os especialistas recomendam tomar ômega-3 com as refeições. Por ser uma gordura, ele é melhor absorvido quando consumido com outros alimentos que também contêm gordura. Essa estratégia facilita o uso pelo corpo e maximiza seus benefícios.
Usar o suplemento ômega-3 com as refeições pode ajudar a prevenir desconfortos gastrointestinais, como gosto ruim na boca ou refluxo, algo comum para muitas pessoas que tomam com o estômago vazio.
Se você faz parte desse grupo, uma boa ideia é consumi-lo antes de dormir, pois ajuda a minimizar qualquer sabor desagradável ou possíveis efeitos colaterais na área gastrointestinal.
Consulte um profissional de saúde antes de tomar o suplemento
Cada pessoa é única, e, se você tiver uma condição médica ou estiver tomando outros medicamentos, é recomendável consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas sobre a dosagem e o melhor horário para tomar ômega-3.
Saiba quais são os benefícios do ômega-3
O ômega-3, especialmente na forma de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), oferece uma série de benefícios comprovados à saúde, como:
- Saúde cardiovascular: ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue e melhora a circulação;
- Saúde do cérebro: é importante para manter a função cognitiva, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas;
- Propriedades anti-inflamatórias: reduz a inflamação no corpo, ajudando a aliviar dores nas articulações;
- Saúde dos olhos e da pele: o DHA é um componente importante da retina e também ajuda a manter a pele hidratada e saudável.
Veja mais!
Nem atum, nem salmão: o superalimento com ômega-3 tem 15 vezes mais fibras do que a aveia
3 suplementos fundamentais para envelhecer melhor, segundo expert em longevidade