• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer ovo quando faz tatuagem? Descubra se alimento interfere na cicatrização

Fez uma tatuagem nova e ouviu que o ovo não é indicado na alimentação? Descubra se é mito ou verdade essa máxima envolvendo essa proteína.

Quem fez tatuagem pode comer ovo ou o alimento faz mal à saúde? Nutri responde (Foto: Shutterstock)

Presente na alimentação do café da manhã - quem não ama uma bela porção de ovos mexidos logo cedo? - até a hora do jantar em crepiocas e panquecas, o ovo pode ser considerado um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Entretanto, sua existência é cercada de mitos: um dos principais está relacionado às tatuagens. Afinal, é mito ou verdade que não se pode comer ovo depois de fazer uma tattoo nova?

Quem responde essa dúvida tão recorrente é a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil: essa organização sem fins lucrativos foi criada há mais de 10 anos para popularizar as informações sobre esse alimento. Muitas pessoas acreditam que trata-se de um alimento remoso e, por isso, o dispensam na alimentação.

Será que o ovo é mesmo um deles? “Um alimento remoso pode ser definido como aquele que interfere no fluxo do sangue e causa prurido. Assim, alguns alimentos são considerados remosos pela população, apesar de não haver comprovação científica: é o que acontece com o ovo, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Entretanto faltam provas ou estudos científicos que comprovem seus malefícios”, assegura a expert ao TudoGostoso.

Ovo pode facilitar processo de cicatrização, indica nutricionista

Proteína de alta qualidade, o ovo oferece benefícios no processo de cicatrização, como no pós-tatuagem. “O ovo oferece vitaminas como A, D, E, K e minerais como selênio, ferro, zinco, que participam do processo de cicatrização e da manutenção do sistema imunológico e, por isso, deve compor a alimentação da pessoa”, explica.

Segundo Lúcia, não existem provas ou evidências que comprovem que o ovo interfere ou atrapalha o processo de cicatrização especificamente de tatuagens. No entanto, uma boa recuperação requer uma alimentação equilibrada.

“Preferencialmente sem frituras e alimentos gordurosos que proporcionam um ambiente inflamatório”, sinaliza a nutricionista. Você sabia desse mito relacionado ao consumo de ovo? Agora já sabe: fique tranquilo e não tenha medo de consumir esse alimento depois de fazer uma tatuagem, mas busque evitar a versão frita.

Veja mais:

- Esse é o melhor lugar para guardar ovo para evitar que estrague;

- As calorias do ovo variam de acordo com a cor da casca? Aqui está a resposta da nutricionista.

Temas relacionados