Poucas coisas são piores do que preparar o almoço com peito de frango e ele ficar muito seco. Para preparar esse corte da ave, é preciso aprender algumas dicas que irão garantir que ele fique suculento independente do preparo! Pensando nisso, o TudoGostoso vai te ensinar como fazer peito de frango molhadinho sem fritura de um jeito bem fácil. Vem aprender!
Como fazer peito de frango molhadinho sem fritar: TudoGostoso ensina a receita
Ingredientes:
- 1 peito de frango
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de shoyu
- páprica, pimenta-do-reino e alecrim a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Modo de preparo:
Para fazer um peito de frango molhadinho sem precisar fritar é preciso usar a técnica da salmoura. A salmoura serve para salgar o frango sem deixar que ele fique ressecado, sabe? Então, quando você cozinhar o peito, ele ainda ficará bem suculento.
- Para isso, adicione água, sal e shoyu em uma tigela. Em seguida, mergulhe o peito de frango e deixe por 20 minutos imerso nesse líquido.
- Passado esse tempo, descarte o líquido e, com ajuda de um papel-toalha, seque levemente o peito de frango.
- Acrescente o restante dos temperos, se certificando de passar em todos os lados.
- Aqueça uma panela com a manteiga e um fio de óleo e coloque o peito de frango para grelhar por 2 minutos de cada lado, sem tampar.
- Depois, tampe a panela e deixe cozinhar por 6 minutos de cada lado. Toda vez que for virar o frango, lembre-se de usar uma pinça culinária. Assim, você não fura a carne e impede que a umidade saia.
- Depois de cozinhar o tempo certinho, retire da panela e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.
- Ao cortar, você perceberá que o frango está bem suculento e nenhum pouco ressecado!
Como temperar o peito de frango grelhado?
Como você pode perceber, o primeiro passo para temperar o peito de frango é a salmoura, e só depois acrescentar o restante dos temperos de sua preferência. No caso desta receita, fazemos uma pequena modificação na salmoura usando shoyu, porque além de ajudar a salgar, ele dá um gosto mais especial ao preparo.
Diferente da marinada, os demais temperos não devem ser adicionados à salmoura, porque essa água será descartada. O vinhadalho, por exemplo, é feito com menos sal e o líquido pode ser reaproveitado durante o cozimento da carne para dar mais sabor.
Veja mais:
Com quantos anos você descobriu que é assim que se limpa o frango sem nem sujar as mãos: truque simples garantido!