O frango é uma carne versátil, deliciosa e muito fácil de preparar. Por isso, a ave é uma opção para quem procura por um almoço rápido. Aqui no TudoGostoso nós temos uma infinidade de receitas com frango muito saborosas, desde pratos mais simples até refeições bem elaboradas. Mas antes de cozinhar o alimento, é muito importante limpar o frango para evitar que a carne fique com nervos, cartilagens ou gordura em excesso. Se você acha essa etapa complicada, não se preocupe porque existe um jeito prático de fazer isso sem causar bagunçar e sujar as suas mãos. Tudo o que você precisa é de um garfo. Confira!
Truque do garfo para limpar frango de um jeito rápido e fácil
O truque para limpar o frango com mais praticidade consiste em encaixar um garfo na pontinha do nervo e puxar. Essa parte fica na extremidade mais fina da peça e costuma ser rosada ou levemente esbranquiçada. Depois, segure firmemente o corte e puxe o nervo pela ponta até ele sair completamente, aplicando uma leve pressão para baixo com o garfo. Mas tenha cuidado para não rasgar a carne. Se você perceber que ainda há partes do nervo presas ao frango, repita o processo até que a área esteja completamente limpa.
Para facilitar o seu entendimento, nós separamos um vídeo que mostra o truque na prática. Veja só como é simples.
Depois de remover o nervo, lembre-se também de retirar a pele do frango, pois essa é uma das partes mais gordurosas da carne. Para isso, espere a peça descongelar e, então, puxe a pele com as mãos. Você pode usar uma faca afiada para cortar ao longo da borda da pele, puxando para separá-la da carne do frango.
Não é necessário lavar os cortes de frango antes de cozinhar
É bom reforçar que limpar o frango não é a mesma coisa que lavar. Inclusive, não é necessário lavar o frango. Isso porque a carne crua pode conter bactérias que se espalham pela pia, superfícies e utensílios próximos no momento em que você for lavá-la.
Outro motivo para não lavar o frango é que é desnecessário. A água corrente, em si, não é capaz de remover todas bactérias na carne. A única forma de se livrar desses microrganismos é cozinhar o alimento, pois as bactérias não são resistentes às altas temperaturas.
Veja também:
O modo de preparar o frango que aprendi com minha mãe para deixá-lo mais saboroso
É impressionante o poder do sal no preparo e suculência do frango: faça isso 12 horas antes e veja a mágica acontecer