• Entrar
  • Cadastrar
Com quantos anos você descobriu que o furo na concha de macarrão tem uma função específica para ajudar a fazer espaguete? Truque é garantido!

Você sabe qual é a utilidade do furo central na concha do macarrão? Confira agora!

O furo central na concha de macarrão pode ser muito útil! (Créditos: Shutterstock)

Entre os utensílios de cozinha, a concha de macarrão com um furo central chama muita atenção. O seu formato não é à toa! O que poucos sabem é que utilizar esse utensílio da forma correta pode te ajudar no preparo do espaguete. Descubra agora o que ela pode fazer e siga esse truque em casa! Confira agora no TudoGostoso!


Para que serve o furo na concha de macarrão?

O furo presente no centro da concha de macarrão é usado para medir porções de espaguete. Você pode colocar a quantidade de macarrão nele, correspondendo a aproximadamente 80 gramas de espaguete cru, uma porção recomendada por nutricionistas para uma alimentação equilibrada. Ao seguir esse truque, você irá cozinhar a quantidade certa de massa, evitando desperdícios desnecessários na cozinha.


Coloque o macarrão no furo da concha

Além de servir para ajustar a quantidade de macarrão necessária, o furo na concha faz com que você não precise perder tempo esperando o ingrediente ficar mole. No preparo do macarrão é comum colocá-lo metade coberto na água quente e após alguns minutos ele afundar, por conta do processo de cozimento que faz a massa amolecer. Ao colocar o macarrão no furo, você pode fazer movimentos circulares, que ajudam a massa a cozinhar mais rápido e reduz pela metade o tempo que leva para o macarrão estar completamente em contato com a água.


Drena a água do macarrão

É muito difícil pegar o macarrão cozido, ainda com água na panela, com uma colher ou uma concha, né? O jeito mais fácil é passar por um escorredor, mas se na sua casa não tiver, você pode utilizar a concha com o furo central. Ela ajuda a pegar apenas o macarrão, enquanto a água escorrega pelo furo. Na dúvida já sabe: tenha sempre uma concha de macarrão com furo central na sua cozinha!


Veja mais

"Não afeta o sabor": mantenha o queijo fresco por mais seis semanas com um método de armazenamento barato e eficaz
Com quantos anos você descobriu que a tampa do fermento tem uma utilidade essencial no preparo dos bolos? É sucesso garantido!
Uma amiga me ensinou um jeito muito fácil de fazer sanduíche sem precisar lavar a sanduicheira depois: queijo grudado nunca mais (não é passar manteiga!)

Temas relacionados