• Entrar
  • Cadastrar
Com quantos anos você descobriu para que serve o segundo furo no vidro de molho shoyu?

Pequeno e discreto, o segundo furo no vidro de molho shoyu pode passar despercebido por alguns, mas quando utilizado ele pode ajudar e facilitar na hora de usar essa delícia!

Com quantos anos você descobriu para que serve o segundo furo no vidro de molho shoyu?

Você vai ficar chocado ao descobrir a utilidade do segundo furo no frasco de shoyu! (Créditos: Shutterstock)

O molho shoyu é o acompanhamento perfeito para as típicas comidas japonesas! Ele combina com sushi, saladas, arroz frito, poke e mais uma infinidade de comidas da culinária asiática. Geralmente é servido em um recipiente de vidro que possui dois furos. Um é por onde o molho sai e o outro fica na parte de cima, sendo quase imperceptível. Muitos podem pensar que ele não possui utilidade, mas como nada é à toa, ele tem um motivo para existir! Confira no TudoGostoso e surpreenda-se!

Para que serve o segundo furo no vidro de shoyu?

Todo bom restaurante de comida japonesa possui shoyu em um frasco de vidro, ao invés de saquê. Muitos sequer podem ter notado que esse recipiente possui um furo na parte de cima, mas ele pode ser o responsável por facilitar a sua vida na hora de acrescentar o molho shoyu nos pratos! Se você colocar o dedo nessa parte menor, o molho vai parar de sair do outro lado. Isso acontece por conta da pressão, fazendo com que haja um bloqueio na entrada de ar no recipiente. Com isso, fica bem mais fácil dosar a quantidade de shoyu, sem com que o molho derrame e venha a sujar a mesa ou até mesmo a sua roupa. Ótimo, né?

Benefícios do shoyu

O shoyu é um condimento tradicional na culinária asiática e possui um sabor único! Quando consumido com moderação, ele pode conter diversos benefícios. O shoyu contém antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Estes compostos podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas. Ele é tradicionalmente fermentado, contendo enzimas e probióticos que podem beneficiar a saúde digestiva, além de ser fonte de aminoácidos essenciais, que são importantes para diversas funções corporais, incluindo a construção de proteínas e por dar suporte ao sistema imunológico.

Contraindicações do shoyu

É importante lembrar que o shoyu deve ser consumido com moderação devido ao seu teor de sódio. O consumo excessivo de sódio está associado a hipertensão arterial e outros problemas de saúde. Além disso, ele promove uma maior retenção de líquidos, causando um certo inchaço. Optar por versões desse molho com baixo teor de sódio pode ser uma escolha mais saudável. Além disso, o shoyu de boa qualidade é geralmente fermentado de maneira natural, o que ajuda a preservar os seus benefícios nutricionais.


Veja mais

Todos estão viciados nesse palitinho de tapioca com alho e queijo: faça na airfryer para uma crocância perfeita e recheio macio
Veja tudo o que você pode fazer com a caixa de ovo de papelão: ideias originais e úteis
Gengibre fermentado no mel pra comer puro ou dar um sabor único aos pratos e saladas: receita é muito simples e dura 3 meses fora da geladeira

Temas relacionados