• Entrar
  • Cadastrar
Com quantos anos você descobriu que é assim que se prepara arroz para que ele fique bem soltinho? Esse truque é sucesso garantido

Você tem dificuldade de deixar o arroz soltinho? Com esse truque simples sua vida vai mudar completamente. 

Prepare um arroz soltinho com esse truque de cozinha infalível. (créditos: Shutterstock)

O arroz é junto com o feijão o acompanhamento mais popular no prato dos brasileiros. Além do prato feito do dia a dia, ele também é protagonista de diversas receitas, como risoto, bolinho de arroz, arroz de forno e até arroz doce! Nutritivo e muito saboroso, o alimento tem um preparo fácil e rápido.

Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldade de deixar os grãos bem soltinhos. Porém, existe um truque de cozinha bem simples que evita que o arroz fique empapado no estilo unidos venceremos. Quer saber como isso é possível? Descubra a seguir!

Truque para deixar o arroz soltinho

Para deixar os grãos de arroz bem soltinhos, o truque é colocar algumas gotinhas de limão na água do cozimento. Mas não se preocupe, pois a quantidade que você vai utilizar não altera o gosto do arroz. A dica é colocar uma colher de chá de suco de limão para cada duas xícaras de água. Essa medida equivale a cerca de 10 gotas, bem pouquinho e não vai fazer nenhuma diferença no sabor, pode confiar.

Mas por que o limão evita que o arroz fique empapado? A acidez da fruta reage com o amido do cereal e evita que os grãos fiquem grudados. Assim, a água fica menos pastosa, o que permite que o arroz fique macio e soltinho. O limão também ajuda a deixar o ingrediente mais branquinho.

Na hora de cozinhar o arroz, não se esqueça de usar o fogo médio. Essa é uma regra básica para o cozimento do arroz, mas muitas pessoas ainda usam o fogo alto para acelerar o processo. No entanto, além de correr o risco de queimar o preparo, a prática prejudica o cozimento uniforme dos grãos e ainda deixa o acompanhamento empapado. Tenha sempre em mente que, na culinária, a pressa é inimiga da perfeição.

Quantidade de água é fundamental para que o arroz não fique empapado

A quantidade de água também faz toda a diferença para que o arroz não fique empapado. A proporção padrão é duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Vale lembrar que boa parte da água evapora durante o cozimento e o arroz pode ficar seco enquanto ainda estiver cru. Portanto, esquente uma quantidade de água além das duas xícaras por precaução. E jamais acrescente água fria durante o cozimento. Se você fizer isso, os grãos não vão cozinhar direito e correm o risco de grudarem um no outro.

Quando for acrescentar a água na panela, coloque apenas uma quantidade que fique um dedo acima dos grãos crus. Se o arroz secar antes do cozimento total, faça uns buraquinhos entre os grãos com bastante cuidado e adicione um pouco de água em cada um. O ideal é que a água fique no fundo da panela para o preparo não queimar. Se você adicionar água por cima dos grãos, eles podem ficar empapados.

Veja também:

Cozinhar arroz com fogo desligado dá certo? TudoGostoso testou e te conta a verdade sobre o truque!
É saudável comer arroz todos os dias? Uma nutricionista responde
14 receitas diferentes de arroz para variar o cardápio da semana

Temas relacionados