É possível prolongar a vida útil do queijo com métodos simples e acessíveis, permitindo que ele permaneça fresco por até seis semanas a mais. Para quem é fã de queijos e costuma consumi-los no dia a dia - em especial quem deseja ganhar massa magra -, toda dica de armazenamento é bem-vinda para garantir o frescor do queijo por mais tempo e, obviamente, ajudar a economizar.
Não é novidade que o queijo tem um prazo de validade curto, principalmente quando é armazenado incorretamente. Com esse método revelado em um programa de TV, você vai conseguir preservar o queijo por seis semanas a mais. Veja o que você precisa fazer!
Soluções de armazenamento do queijo para preservar o queijo por mais tempo
O mofo é um complemento característico de alguns tipos de queijo, especialmente o queijo azul. Mas para muita gente é uma consequência do armazenamento incorreto. Apesar de ser um hábito na casa de muitas pessoas guardar o queijo na porta da geladeira ou na prateleira de cima, isso não é suficiente para afastar os mofos indesejáveis.
A chef e apresentadora do BBC Morning Live Briony May-Williams compartilhou suas principais soluções de armazenamento durante o programa e revelou seus três principais truques para manter frescos os queijos duros, como o Cheddar, e o Feta macio (de leite de cabra) e o cremoso.
Ao contrário da maioria dos truques de armazenamento, que sugerem o uso de plástico-filme, papel-alumíno ou sacos de sanduíche, os métodos da especialista utilizam ingredientes menos óbvios, como cubos de açúcar, vinagre branco e salmoura.
Como armazenar queijo com vinagre e preservá-lo por muito mais tempo
De acordo com Briony, o vinagre branco é um ótimo aliado para prolongar a vida útil de queijos como Cheddar (é queijo?), Edam e Gouda.
A orientação é que o vinagre seja usado para embeber um pedaço de papel absorvente e, em seguida, colocá-lo fechado em um saco com fecho zip junto com o queijo.
O vinagre branco é um ácido suave que pode matar cerca de 82% das espécies de mofo, segundo a Medicine Net, por isso ele é até bastante utilizado na limpeza doméstica.
A chef garante que é uma ótima forma para preservar laticínios: "Não afetará o sabor e prolongará a vida útil do queijo por até mais seis semanas."
Armazenar o queijo com cubos de açúcar também estende o tempo de validade
Outro método sugerido por especialistas e reproduzido pela apresentadora é selar o queijo em um recipiente com cubos de açúcar. "Depois de abrir um pacote de queijo, transfira-o para um recipiente de armazenamento de alimentos. Coloque dois cubos de açúcar dentro do recipiente e certifique-se de que ele esteja bem fechado", aconselha.
Esse método evitará que o cheiro do queijo encha o resto da geladeira e, ao mesmo tempo, absorverá o excesso de umidade, evitando que o queijo transpire.
Se os cubos de açúcar derreterem com o tempo, basta limpar o recipiente e reabasteça-o com outros dois cubos para garantir a longevidade.
A salmoura é uma prática eficaz para preservar o queijo feta
Para os admiradoras do queijo feta, é possível manter o queijo macio e cremoso o mais tempo possível com um método de armazenamento alternativo. Uma boa maneira de combater o feta aguado é mantê-lo em salmoura.
Briony explica que um pote de geleia esterilizado é o melhor recipiente para esse tipo de queijo, em vez da embalagem de origem. Sua sugestão é deixar o bloco de queijo inteiro ou, então, cortá-lo em pedaços antes de transferi-lo para o pote.
Combine duas colheres de chá de sal com água fria suficiente em uma tigela. Quando o sal estiver totalmente dissolvido, despeje-o no pote de queijo feta até que o queijo esteja completamente submerso.
Segundo a chef, essa estratégia deve manter o queijo com frescor por "até mais três semanas".
Veja mais!
Único queijo brasileiro com “superouro” no World Cheese Awards é de Santa Catarina e não tem lactose
Guardar o VINAGRE no lugar errado compromete a sua saúde e pode gerar intoxicação alimentar