O queijo gorgonzola é um tipo de queijo curado a partir do uso de fungos específicos que garantem seu sabor e cheiro fortes, além de sua coloração azul esverdeada. Exatamente por seu aspecto “estragado” que muitas pessoas têm dificuldade de identificar quando esse queijo está realmente estragado e impróprio para consumo. Pensando nisso, o TudoGostoso compilou um guia para você conseguir saber se o queijo gorgonzola estragou em poucos passos. Confira!
Como saber se o queijo gorgonzola está estragado? Aprenda a identificar os sinais!
O queijo gorgonzola é um dos mais difíceis de identificar quando está podre por já apresentar fungos aparentes. No entanto, esses fungos são do tipo que podemos consumir sem afetar nossa saúde. Para identificar quando o queijo está estragado de verdade é preciso se atentar a alguns detalhes que iremos explicar abaixo.
O cheiro não vai te ajudar
É normal usarmos o olfato para julgar se um alimento está estragado ou não, mas no caso do queijo gorgonzola, ele não irá te ajudar! Por isso, não fique esperando ficar com cheiro ruim, viu? Ele pode estar podre muito antes de começar a mudar o odor.
Repare na textura
A primeira coisa a ficar realmente atento para identificar se o pedaço de gorgonzola que está na sua geladeira está ruim é verificar a textura. Esse tipo de queijo é bem macio e esfarela levemente quando você aperta. Se a textura muda, pode ser um indicativo de que ele já não está tão bom assim.
Fique atento à coloração
Nos queijos normais, o mais comum é reparar se mofou quando apresenta manchas brancas ou esverdeadas; no entanto, no caso dos queijos azuis, isso não vai te ajudar em nada. Por isso, repare se o queijo começou a ficar com manchas rosadas. Se for o caso, jogue fora.
Siga a validade especificada
Sempre escolha produtos que você saiba a procedência e que tenha validade indicada no rótulo. Respeite sempre a validade, principalmente o prazo que indica quanto tempo pode ficar na geladeira depois de aberto. Normalmente, ele dura cerca de 3 dias, então fique atento. Se não for usar dentro deste prazo, congele; dura 30 dias.
Seguindo todas essas dicas, você vai conseguir evitar de comer queijo contaminado! E se você gostou, continue acessando o TudoGostoso para mais dicas de receitas, culinária e alimentação!