• Entrar
  • Cadastrar
Você vai se arrepender se continuar guardando esses queijos em plástico filme

Alguns queijos não devem ser guardados na geladeira em papel filme e existe uma razão para isso.

Jamais guarde esses queijos enrolados em plástico filme (Fotos Shutterstock)

Os queijos são importantes aliados na alimentação, na saúde e na dieta. Práticos e deliciosos, eles são perfeitos para lanches nutritivos, como entradas das refeições principais, como opções para um evento ou happy hour, dentre várias outras ocasiões.

Na dieta, muitos queijos são boas opções para amenizar o apetite de forma saudável e saborosa. Até as alternativas mais leves, como a ricota, o cottage e o queijo minas animam qualquer pessoa que esteja regulando as calorias para a perda de peso.

E o que não falta é variedade para todos os paladares, necessidades calóricas e apetites. Segundo especialistas, a estimativa é que existam pelo menos 2.200 tipos de queijo no mundo!

Para os fãs desse alimento, um dos maiores desafios talvez seja a forma correta de armazenamento na geladeira. Porém, antes de levá-lo ao refrigerador, a forma de embalar também faz toda a diferença. E você vai entender o motivo. Confira a seguir!

Como armazenar os queijos corretamente?

Os queijos devem ser guardados corretamente para que tenham maior durabilidade depois de aberto. Colocá-los em potes com tampas e mantê-los bem fechados é um bom começo.

Mas atenção! A variedade de queijos com fungos, como é o caso do gorgonzola, brie e camembert, por exemplo, não devem ser embalados em papel filme (os plásticos filme PVC).

Por que não pode embalar alguns queijos em plástico filme

Qual seria a alternativa para embalar os queijos gorgonzola, brie e camembert antes de levá-los à geladeira? Não há muito mistério. Colocá-los enrolados em papel alumínio ou em papel manteiga é uma ótima opção.

O motivo de evitar o plástico filme se deve ao material de plástico, que não permite que o alimento respire. O PVC degrada a massa ou a crosta do queijo. Esse processo mata o fungo e provoca o estrago do queijo. E nada mais desanimador do que descartar queijos como esses tão diferenciados e especiais, concorda?

Outra dica importante é que esses queijos com fungos devem ser consumidos em até três dias após abertos.

Os queijos podem ser congelados?

Nem todos os queijos, após serem congelados, mantêm o sabor e a textura para o consumo in natura. O gorgonzola, no entanto, é uma opção que não sofre muitas alterações após o congelamento. A melhor opção pode ser guardar os queijos no freezer para derreter em outro momento em preparos de molhos ou pizzas.

Veja mais:

Queijo minas padrão ou queijo minas frescal? Entenda as diferenças e escolha o seu

Descubra como armazenar os queijos CHIQUES: brie, provolone e gouda!

Temas relacionados