Você sabia que o queijo cheddar , sucesso nos hambúrgueresdas redes de fast-food, não é a versão original do alimento? O ingrediente de cor alaranjada, na verdade, é o resultado da soma de variados tipos de queijo, emulsificantes, água e corantes. Ele também tem sabor, aparência e textura bem diferentes do tradicional, criado na Inglaterra. Ficou confuso? Vamos explicar a origem, como é feito e quais as diferenças entre o queijo cheddar legítimo e o queijo tipo cheddar.
Queijo cheddar foi criado na Inglaterra e se popularizou no mundo todo.
Queijo cheddar não é queijo?
O cheddar que se popularizou em lanchonetes, na verdade, é o resultado do processamento de diferentes tipos de queijo e compostos químicos que formam o sabor e a textura dele. Esse produto costuma ser identificado como queijotipo/sabor cheddar, justamente por não se tratar do produto original, mas uma versão comercial dele.
Qual o verdadeiro queijo cheddar?
O queijo cheddar original é um queijo criado na aldeia de Cheddar, no condado de Somerset, na Inglaterra. Ele é bem curado e passa cerca de dez meses no processo de maturação até formar a textura dura e aspecto quebradiço.
A cor mais amarelada é resultado do leiteordenhado na primavera e no verão. Em outras épocas do ano, é comum que produtores adicionem urucum na fórmula para acentuar a cor. Nesse caso, o corante natural muda a coloração do alimento, mas mantém o sabor.
O cheddar inglês mais autêntico tem o selo West Country Farmhouse Cheesemakers e é abastecido por apenas cinco laticínios.
O molho com queijo cheddar pode acompanhar massas e diversos aperitivos
Como é feito o queijo cheddar
O cheddar original também é feito com leite de vaca e uma das características que mais diferencia a produção é um processo que ficou conhecido como “cheddaring”. A técnica consiste em cortar a coalhadaem placas, empilhá-las, virá-las, empilhá-las novamente e depois moê-las em pequenos pedaços. É isso que faz o queijo mais envelhecido criar uma textura quebradiça.
Receitas com cheddar
Essa é a receita definitiva para usar em massas e aperitivos. Fica pronta em apenas 20 minutos e tem o toque picante da pimenta caiena.
https://www.youtube.com/watch?v=1G9aEA4fmNo
Essa é uma receita leve, ótima opção para o jantar. Além do cheddar, leva queijo ralado e ricota. As claras em neve fazem com que o suflê fique bem macio. Depois de misturar tudo é só colocar no forno e esperar dourar.
Se você adora estrogonofe, que tal incrementar o prato com o cheddar? Nessa receita o queijo acompanha o catupiry no molho que também leva champignon.
Veja mais
Smash burger: todos os truques que você precisa saber para fazer o lanche perfeito
Festival de bacon agita Ribeirão Preto com open bar e food e atrações musicais renomadas