• Entrar
  • Cadastrar
Smash burger: todos os truques que você precisa saber para fazer o lanche perfeito
Aprenda todos os truques e dicas para fazer o smash burger perfeito e deixar todo mundo com água na boca!

Se você é apaixonado por hambúrguer smash mas não entende nada de como fazer em casa, essa matéria do TudoGostoso é para você! Nós fizemos o guia completa com tudo que você precisa saber sobre smash burger, com dicas infalíveis para deixar o seu sanduíche o mais perfeito possível. Confira a seguir!

dicas e truques para o smash burger perfeito O nosso guia extremamente detalhado vai te ensinar como fazer um smash burger digno de restaurante!

O que é um hambúrguer smash?

O smash burger é uma técnica de preparo que consiste em esmagar a carne do hambúrguer na hora do cozimento, obtendo uma carne mais fina, supercrocante e muito suculenta (quando feita corretamente). Esse tipo de hambúrguer sempre foi muito comum nos Estados Unidos, principalmente nos fast-foods, porém foi apenas em 2014 que ele começou a chegar no Brasil, e logo deixou muitas pessoas apaixonadas.

Esse tipo de hambúrguer é muito reminiscente dos cheeseburgers antigos dos fast-foods tradicionais que surgiram nos Estados Unidos no início do século passado, como o McDonalds, utilizando a mesma quantidade de carne, queijo e salada para ter um sanduíche equilibrado.

Qual o preço do hambúrguer smash?

De maneira geral, os preços dos hambúrgueres smash variam bastante dependendo da hamburgueria, restaurante ou até mesmo da cidade em que você estiver consumindo. No Rio de Janeiro, eles costumam ser um pouco mais barato do que os outros hambúrgueres gourmets, mas não chegam a ter o preço do famoso podrão ou das franquias de fast-food.

O preço também pode variar para fazer em casa, mas a gente já conta que sai bem mais em conta se você tiver com tempo e for fazer em grandes quantidades. As carnes utilizadas não precisam ser as mais caras, e os outros ingredientes como pão, queijo, bacon e saladas podem ter preços variados dependendo do seu gosto.

Dicas e truques para fazer o smash burger perfeito

Assim como o hambúrguer clássico, o smash burger tem segredos para preparar perfeitamente. Porém, nada de ficar desesperado porque o TudoGostoso montou o guia definitivo com todas as dicas e truques para fazer um smash burger perfeito em casa. Você vai sair daqui podendo até abrir uma hamburgueria! Se liga, só!

Qual a melhor carne para fazer smash burger?

Tanto o hambúrguer clássico quanto o smash burger podem ser feito usando os cortes de carne, mas a questão principal que os diferencia é a proporção de gordura de cada um.

A mistura, também chamada de blend pelos especialistas, não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Enquanto alguns chefs vão guardar o segredo do seu blend à sete chaves, a verdade é que preparar uma mistura de qualidade em casa é mais fácil do que você imagina e qualquer um pode fazer.

As melhores carnes para fazer hambúrguer são miolo de acém, fraldinha, costela, peito de boi, entre outros. O pulo do gato que garante suculência e sabor está em misturar dois cortes diferentes, como fraldinha e peito boi, um corte com menos gordura e outro com mais. O ideal é pedir ao açougueiro para moer as partes desejas juntas duas vezes. Entretanto, como a gente sabe que nem todo mundo tem acesso à açougues que façam isso, a nossa dica é comprar uma bandeja de carne de primeira no mercado, como patinho (que é menos gorduroso), uma bandeja de carne de segunda e misturar as duas! Vai dar certo também, pode ficar tranquilo!

Enquanto a proporção de gordura para um hambúrguer tradicional é de aproximadamente 25%, a do smash burger pode chegar até a 45%. Contudo, a gente indica ficar ali entre 30-35%, para evitar que o hambúrguer fique muito rançoso.

E a gordura, importa?

Bom, só pelo item anterior vocês já puderam perceber que é preciso, sim, uma porcentagem de gordura para fazer um bom hambúrguer, mas agora nós vamos explicar por quê!

Tanto no hambúrguer tradicional quanto no smash burger, o corte mais gorduroso possui a função de amaciar a mistura, deixá-la mais suculenta, ajudar a dar liga e impedir que o hambúrguer fique seco.

No caso do smash, ela é ainda mais fundamental no quesito dar liga, por ser uma quantidade bem pouca de blend que é utilizado, por isso o percentual de gordura é maior. Se a quantidade de gordura for menor do que a recomendada, pode ser que o hambúrguer se desmanche completamente na hora de esmagá-lo, virando uma grande carne moída. Já pensou que desastre?

Já nos hambúrguer tradicionais, ultrapassar os 25% pode deixar o hambúrguer rançoso com aquele leve sabor de gordura que é bem desagradável, e isso ocorre porque ela não derrete tão completamente como acontece durante o cozimento do smash.

dicas e truques para o smash burger perfeito As bolinhas do smash burger não podem ser muito grandes

Panela, chapa ou frigideira?

Já de começo nós falamos para descartar as panelas, hambúrguer para ficar gostoso precisa ser feito em chapa ou frigideira, e de preferência de ferro! Não tem de ferro? Não tem problema, você também consegue fazer em outros modelos, mas procure escolher uma frigideira um pouco mais grossa e com um bom antiaderente, ele vai ser indispensável!

Como preparar o pão para o smash burger?

O pão para o smash burger costuma ser o pão de hambúrguer mais comum possível, sem gergelim. Algumas hamburguerias também utilizando o pão de hambúrguer de brioche, então fica a sua escolha!

Depois que você tiver escolhido o pão, é hora de dar aquela leve tostada na frigideira com manteiga para garantir mais sabor ao seu lanche. Na hora de tostar, não deixe de pressionar o meio do pão para não tostar só as bordas.

Ah, e não vai pensando que tostar o pão serve só para deixar mais gostoso, não, porque esse preparo também possui outra função: dar uma leve impermeabilizada no pão, evitando que ele fique mole ou se desmanche com o suco e a gordura da carne.

Quais os melhores acompanhamentos para smash burger?

Dentro do sanduíche, o mundo é seu! Escolha aqueles que você mais gosta e pronto. Tá sem ideia? Sem problemas, o TudoGostoso sugere algumas: queijo é sempre indispensável, a não ser que tenha algum intolerante à lactose entre o grupo. Maionese é a mesma coisa. Mostarda e ketchup vão sempre a gosto do freguês, assim como a salada. A nossa dica é trocar o alface por repolho, um truque que tem sido muito usado nas hamburguerias internacionais para driblar o fato de o alface ficar murcho muito rápido.

Como escolher o melhor queijo para smash burger?

O principal é escolher um queijo que derreta bem, o resto fica a critério de cada. Prato, muçarela e cheddar são sempre os queridinhos e mais usados, mas às vezes rola até colocar um pouquinho de gorgonzola junto com muçarela para elevar o sabor do lanche.

Ordem dos ingredientes altera o produto final?

Na matemática, a ordem dos fatores não altera o produto, mas na gastronomia altera e muito! Quando você for montar o seu sanduíche, segue a nossa ordem que é só sucesso: no pão de baixo, coloque a maionese e outros molhos, em seguida já vem com a salada. Por cima da salada vai o hambúrguer e o queijo. Por fim, entram os demais ingredientes como bacon.

A razão para isso é que a salada ajuda a estruturar melhor o sanduíche, impedindo que a gordura e os sucos do hambúrguer encharquem o pão e façam com que ele desmanche. Os molhos vão por baixo da salada e não por cima do queijo ou bacon no topo exatamente para que o primeiro corte de pão não fique bambo em cima da carne. Por essa ninguém esperava!

dicas e truques para o smash burger perfeito Montar o hambúrguer acompanhando a ordem da foto vai garantir um lanche bem estruturado que não vai desmanchar na primeira mordida!

Como cozinhar o smash burger perfeito?

Separe sua carne moída em bolinhas que vão de 50 g até, no máximo, 100 g. Os hambúrgueres de 50 g são conhecidos como ultra smash burger, e são bem fininhos e crocantes. Para fazer isso, o ideal é usar uma balança, mas se você não tiver, não se preocupe: faça bolinhas que sejam menores que a palma da sua mão. Fácil, viu?

Na hora de cozinhar, você pode colocar os hambúrgueres na mesma frigideira que tostou o pão com manteiga, mas ela precisa estar bem quente! Caso já tenha fritado o bacon, remova o óleo que ele soltou porque não queremos fritar os hambúrgueres. Esse óleo do bacon pode ser guardado em um potinho de vidro e reutilizado para fazer refogados e outras receitas.

Assim que colocar a bolinha, já corre para esmagá-la! Se demorar muito, a carne perde suco e vai ficar ressecada. Você pode usar uma espátula, um copo ou até mesmo o fundo de uma panela. Para se certificar de que a carne não vai grudar em nenhum desses utensílios, você pode usar quadradinhos de papel-manteiga.

Deixe cozinhar por 1 a 2 minutinhos para a carne caramelizar bem. Passado esse tempo, existem duas coisas que você pode fazer: caso você vá fazer um sanduíche com mais de uma carne, não vire essa carne na frigideira, retire e reserve e já explicaremos o restante a seguir. Agora, se o seu hambúrguer for só com uma carne, você vira, coloca o queijo e tampa a frigideira ou chapa para ajudar a derreter.

Se você for usar duas carnes, você irá reservar a primeira e fazer a segunda usando o mesmo método. Você também não irá virar e vai adicionar o queijo na parte que ainda estiver levemente mal passada. Volte com a outra carne por cima do queijo e cubra com mais queijo. Tampe a panela e espere o queijo derreter. Esse tempo será mais do que suficiente para garantir que a carne não estará crua quando você for degustar o sanduíche, mas também não estará seca.

É claro que você pode dar aquela viradinha rápida para confirmar que caramelizou tudo direitinho, mas nada de deixar muito tempo na frigideira, viu? Além disso, na hora de retirar da frigideira, use uma boa espátula para raspar muito bem toda aquela camada crocante tão marcante do smash burger!

dicas e truques para o smash burger perfeito O ato de esmagar o hambúrguer é indispensável no preparo do smash burger

Temas relacionados