A Páscoa está chegando e o TudoGostoso quer saber: já escolheu sua sobremesa de chocolate? Muitas pessoas optam pelo ovo de colher por ser uma opção versátil e criativa de ovo de Páscoa que combina com vários sabores e recheios. A verdade é que o ovo de colher é ótimo para presentear e também para vender, caso queira fazer uma renda extra.
Pensando nisso, trouxemos o passo a passo de como fazer ovo de colher simples em casa. Também reunimos truques e receitas deliciosas que vão servir de inspiração. Quer conferir as dicas? Continue a leitura.
Ovos de colher são ótimos presentes de Páscoa
Como fazer ovo de colher simples?
Mesmo que você não tenha muita experiência com sobremesas, é possível fazer um ovo de colher simples seguindo essas dicas:
Escolha um bom chocolate
Para fazer ovo de colher é preciso ter um bom chocolate em mãos. Existem duas opções mais comuns, o chocolate nobre e o chocolate fracionado. Como o nome sugere, o primeiro tem qualidade superior e costuma ser mais caro. No entanto, exige um processo que se chama temperagem do chocolate, que consiste em uma técnica de resfriamento para garantir que o ovo de Páscoa não derreta.
Já o chocolate fracionado, embora um pouco inferior na qualidade em relação ao nobre, tem um preço mais atrativo e é prático para cozinheiros inexperientes porque não demanda a temperagem. Ou seja, as chances do ovo de Páscoa dar certo são maiores. Caso opte por essa versão, não se preocupe porque a sua sobremesa não vai ficar ruim. Existem chocolates fracionados de ótima qualidade.
Faça a temperagem do chocolate
Se você prefere usar o chocolate nobre ou puro, como também é chamado, é importante fazer a temperagem. Resumidamente, você deve derreter a barra de chocolate no micro-ondas ou em banho maria. Caso opte pelo uso do eletrodoméstico, derreta aos poucos para não queimar e vá checando a consistência e misturando de 30 em 30 segundos.
Depois, separe uma tigela um pouco maior do que a do chocolate e encha-a de água gelada. Apoie a tigela com chocolate na água gelada e vá mexendo aos poucos, raspando as paredes, até que o doce fique resfriado.
Lembre-se que, caso escolha o chocolate fracionado, é só pular essa etapa. Nesse caso, basta derreter o chocolate e aplicar diretamente na forminha de ovo de Páscoa.
Morangos e brigadeiros enfeitam ovo de colher de forma prática
Prepare a casca do ovo de Páscoa
Com o chocolate derretido em mãos, é hora de montar a casca. Para isso, você vai precisar de uma forma de ovo de Páscoa de acetato ou silicone, vendidas em lojas especializadas. Lembre-se que para fazer um ovo de colher você vai precisar de apenas uma banda e não duas, como no ovo tradicional.
O passo a passo é simples: você deve pincelar uma camada fina de chocolate em toda a superfície da forma e, então, levar ao congelador para endurecer. Quando isso acontecer, você deve repetir o processo de pincelar o chocolate para reforçar a camada, de forma que ela fique mais resistente no final. O ideal é fazer 3 camadas de chocolate, sempre aguardando o tempo de resfriamento entre uma e outra.
Escolha o recheio de sua preferência
A parte mais importante do ovo de colher é o recheio, que é a pedaço que, de fato, pode ser comido de colher e dá nome ao doce. Existem inúmeras opções de recheio, como bolo, brownie, brigadeiro, mousse, ganache, biscoito, cremes de frutas, entre outros.
O legal é pensar nas preferências de quem vai ganhar o presente para personalizar o ovo de colher. Escolha também algumas coberturas para enfeitar o ovo, como bombons, confeitos ou frutas.
Capriche na embalagem do ovo de colher
Caixinhas personalizadas são opções seguras para embalar ovo de colher
Por ser recheado e apenas com uma banda, o ovo de colher precisa ser embalado com cuidado para não desmontar. Geralmente, as embalagens mais usadas são caixinhas de papel ou plástico que vêm com o formato adequado para prender o ovo. Além disso, elas podem ou não acompanhar a colher que deve ser usada para comer.
A dica é comprar embalagens de ovo de Páscoa online ou em lojas de confeiteiros ou produzir uma versão caseira. Há opções criativas e econômicas!
Qual é a diferença entre ovo trufado e ovo de colher?
Com o surgimento de versões cada vez mais diferenciadas de ovo de Páscoa é normal ficar confuso com os nomes e tipos. Ovo trufado e ovo de colher são parecidos, mas a principal diferença é a quantidade de bandas de chocolate.
O ovo trufado vem com duas bandas e cada uma delas tem um recheio interno, dentro da própria casca. Já o ovo de colher tem apenas uma casca de chocolate simples que leva recheios diversos e é decorado com vários tipos de toppings.
Quantos dias dura um ovo de colher?
Diferente dos ovos tradicionais, o ovo de colher tem uma validade menor por conta do recheio. A maioria dos recheios leva muitos laticínios, como leite ou leite condensando, o que exige atenção maior.
Com isso, um ovo de colher dura em média 7 dias. Porém, caso o recheio ou cobertura leve frutas frescas, esse prazo cai para 3 dias. Uma dica interessante é fazer as cascas com antecedência e deixar para rechear perto do dia da entrega.
Veja receitas práticas de ovo de colher
Que tal preparar seu próprio ovo Ferrero Rocher em casa? Veja o passo a passo!
Chocolate com paçoca e doce de leite é uma combinação perfeita!
Sim! Uniram as duas maravilhas do mundo: bolo de cenoura e ovo de Páscoa!
Versão simples, mas com o toque das nozes. Vale a pena conferir!
Opção com casca de chocolate branco com recheio de limão, perfeito para quem ama sabores mais refrescantes!
Veja mais: