
Confira como fazer uma deliciosa frigideira de bacalhau com repolho para o almoço de Páscoa (Créditos: TudoGostoso)
O bacalhau é um ingrediente muito consumido no Brasil em datas comemorativas, como é o caso da Páscoa, do Natal e do Ano-Novo. Por aqui, você já aprendeu como fazer o clássico bolinho de bacalhau, a bacalhoada, o escondidinho de bacalhau e muito mais. Hoje eu vou te ensinar uma receita ainda mais deliciosa que nunca pode faltar no almoço de Páscoa da minha família: frigideira de bacalhau com repolho. Confira!
Receita de frigideira de bacalhau com repolho: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 350 g de bacalhau demolhado, desfiado
- 1 repolho pequeno cortado em fatias finas
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de azeite
- 3 colheres de farinha de trigo
- 6 ovos
- 2 cebolas raladas ou picadas
- 2 tomates picados
- 1 garrafinha de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de extrato de tomate ou a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo:
Essa receita de frigideira de bacalhau com repolho vai se tornar a sua favorita. Apesar de ela ter vários passos, ela é mais fácil de fazer do que você imagina e pode ter certeza que todo mundo vai adorar!
- O primeiro passo é deixar o bacalhau de molho por 24 horas para dessalgar, lembrando sempre de trocar a água de vez em quando.
- Na hora de preparar o prato, comece colocando o repolho para cozinhar no vapor até ficar macio.
- Enquanto isso, ferva o bacalhau e, em seguida, desfie bem.
- Aqueça uma panela com o azeite de oliva em fogo médio e entre com o bacalhau, o repolho, a cebola ralada e o tomate.
- Refogue bem em fogo médio até que todos os legumes tenham murchado.
- Adicione a água e o leite, misturando bem e deixe cozinhar até que o refogado fique sequinho, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo.
- Experimente para verificar o sal e, caso necessário, acerte adicionando um pouquinho mais.
- Acrescente o extrato de tomate e o cheiro-verde, misture bem, deixe ferver por 2 minutos e reserve.
- À parte, bata as claras até obter o ponto de neve e, então, adicione as gemas uma por uma, batendo sem parar até que elas tenham sido incorporadas.
- Adicione um pouco de sal e a farinha de trigo, novamente batendo apenas para incorporar.
- Adicione duas colheres dessa mistura ao refogado de repolho e bacalhau e misture bem.
- Em um refratário, despeje metade do conteúdo da batedeira, cubra com o refogado e finalize com o restante da massa.
- Decore com rodelas de cebola e azeitona, se quiser, e leve ao forno para gratinar.
- Sirva ainda quente.
Viu como é muito fácil de fazer? Agora experimente na sua casa e me conte o que achou!
Veja mais:
Receita de bacalhau à marinheiro, prato econômico e fácil de fazer que aprendi com a minha tia portuguesa