
Garanta um bacalhau incrível para a sua Páscoa seguindo essas dicas (Créditos: Shutterstock)
Faltam poucos dias para a Páscoa e quem costuma fazer aquele almoço de domingo em família já começa a pensar nos preparativos e ingredientes. O bacalhaué um dos pratos principais nessa época do ano, mas na hora da compra é comum ter dúvidas de como escolher peixe do jeito certo.
Para você não passar sufoco no mercado com tantas opções do pescado, o TudoGostoso trouxe dicas valiosas para você pode levar o bacalhau perfeito para impressionar no almoço de Páscoa. Confira!
Como escolher bacalhau?
O bacalhau é geralmente encontrado salgado, podendo ser preparado cozido, assado, empanado, grelhado ou como recheio de tortas, por exemplo. No entanto, você também encontra opções já dessalgadas, facilitando na hora do preparo. Vale lembrar que, antes de começar a sua busca, certifique-se de que está comprando em um local de segurança, onde possa saber da procedência do produto.
Verifique a aparência
Esse é um dos aspectos mais importantes na hora de escolher uma peça, pois era indicar a qualidade do peixe. Para isso, preste atenção nos mínimos detalhes, pois o bacalhau não pode apresentar manchas avermelhadas, pintas pretas ou qualquer tipo de descoloração. Essas características podem ser indicativos de um excesso de umidade e refrigeração inadequada, o que pode favorecer o surgimento de fungos e bactérias.
A peça de bacalhau deve ter uma cor mais puxada para o branco, mas se estiver com um tom amarelado também pode significar que passou por um processo maior de cura, garantindo melhor textura e sabor mais intenso.
Confira a textura da peça
Essa dica é valiosa para caso esteja pensando em comprar o peixe inteiro ou postas grandes. O bacalhau deve ter aspecto seco, então, caso ele apresente uma textura amolecida, molhada ou desmanche nas mãos e melhor não levar o produto para casa. Além disso, a pele deve ser macia e soltar com facilidade.
Pergunte sobre o teor do sal
Se não for comprar um bacalhau já dessalgado, você irá precisar fazer esse processo manualmente em casa antes de usá-lo em uma receita. No entanto, na hora de comprar você pode pedir por um tipo que esteja com uma quantidade menor de sal, basta perguntar ao lojista.
Atenção com opções empacotadas
Se for comprar um bacalhau empacotado, tente dar uma olhada no inteiro do pacote, pois você pode abacar levando pedaços do rabo e das barbatanas também. Essas partes devem ser descartadas, pois não servem para fazer receitas.
Duvide de preços muito baixos
Com a alta demanda e os mercados cheios, você pode acabar se deparando com um estabelecimento que tem um bacalhau legítimo com um preço muito mais barato do que a maioria. Neste caso, desconfie: ele pode já estar velho e não está mais adequado para o consumo ou não é bacalhau de verdade. Sempre que possível questione a origem do que você está comprando.
Quais são os cortes do bacalhau?
O preço do peixe também vai depender do corte escolhido, pois quanto mais limpo e quanto maior a quantidade de carne, mais cara é a peça. Geralmente, vale mais a pena levar a peça inteira, aproveitando ótimas partes do peixe que podem ser preparadas de várias formas.
O lombo é a parte mais nobre deste peixe porque não tem nenhuma espinha, já o bacalhau desfiado é a opção ideal para quem quer economizar tempo e geralmente é feito da barriga e ponta do rabo. Você também encontra as postas e o bacalhau limpo e sem pele, peças que possuem espinhas menores no meio da carne.
Veja mais:
Depois que fiz essa receita de bacalhau a primeira vez, todo ano minha sogra pede para fazer no almoço de Páscoa, todos querem comer puro sem acompanhamentos