• Entrar
  • Cadastrar
30 receitas de salgados além da coxinha e da empada: opções para um lanche delicioso

Aprenda como preparar os mais deliciosos salgados para o lanche da tarde!

Levanta a mão quem adora um salgado para o lanche da tarde! Se você adora lanchar um salgado mas está ficando cansado de comer sempre os mesmos, o TudoGostoso traz a solução dos seus problemas: uma lista com 21 receitas de salgados para você fazer em casa e se deliciar. Calma, você não vai encontrar coxinha e empada por aqui, hoje é dia de provar receitas novas. Confira!

receitas de salgados Aprenda a fazer esse enroladinho e outros salgados deliciosos para o lanche!

Quais são os tipos de salgados mais populares?

Os salgados, sejam os de festa ou os maiores vendidos em lanchonetes, são uma tradição brasileira em praticamente todo o território. Vamos combinar, quem nunca precisou comer um almoço super-rápido e escolheu uma coxinha com catupiry da lanchonete? Ou um joelho de queijo com presunto da padaria para um café da manhã mais reforçados?

Por ser tão comum e querido, o brasileiro foi criando uma grande variedade de salgados, que podem ser fritos ou assados. Entre os mais populares temos coxinha, bolinha de queijo, quibe, pastel, empada, risole, croquete, esfirras e muito mais. Para aprender a receita de todos esses salgados deliciosos, continue na página!

Quais são os melhores salgados para fazer em casa?

A verdade é que qualquer salgado pode ser feito em casa com facilidade, principalmente se você já tiver alguma habilidade na cozinha. Contudo, muitas pessoas dão preferência aos salgados que podem ser assados no forno ou na air fryer, para economizar óleo e até mesmo para não deixar a cozinha engordurada e com cheiro de fritura.

Pode congelar salgados?

Sem dúvidas! Os salgados fritos e os salgados assados podem ser congelados. No caso dos assados, eles podem ser congelados mesmo depois de irem ao forno. Já os salgados fritos, apesar de também poderem ser congelados depois de fritar, não ficam tão bons; nesses casos, o melhor é congelá-lo antes de realizar a fritura.

Os salgados congelados duram em média 30 dias no congelador. Eles podem ir direto para o forno ou air fryer, mas se for frita, é melhor esperá-los perder um pouco do congelo para evitar que o óleo respingue.

Receitas de salgados para um lanche delicioso

O bolinho de aipim recheado é sucesso garantido (Créditos: Cris Mazzardo/TudoGostoso)

Bolinho de aipim com recheio de carne moída

Aipim, mandioca ou macaxeira? Bom, não importa! Seja do que for chamado na sua região, a verdade é que o bolinho de aipim recheado é sucesso em todos lugares, e é difícil comer só um! Confira como preparar o bolinho de aipim com recheio de carne moída!

O pão de queijo frito é uma ótima alternativa para o seu lanche (Créditos: Beatriz Resende/TudoGostoso)

Pão de queijo frito

Os mineiros que perdoem o sacrilégio, mas pão de queijo frito é bom demais. Diferente e crocante, é uma excelente opção para quem já está ficando enjoado do pão de queijo tradicional. Veja como preparar o pão de queijo frito!

O folhado sabor pizza é uma opção deliciosa para quem curte esse tipo de massa (Créditos: Shutterstock)

Folhado sabor pizza

As massas folhadas são superversáteis e podem servir para fazer muitos salgados diferentes. Dessa vez, trazemos o sabor pizza, que é um curinga, mas você pode usar o recheio que preferir. Ah, e quem não tiver paciência para fazer uma massa folhada caseira, vale lembrar que elas vendem em mercados. Confira a receita do folhado sabor pizza.

Um clássico das festinhas infantis, a bolinha de queijo é a melhor pedida para quem tem vegetarianos na família (Créditos: TudoGostoso)

Bolinha de queijo

Um clássico das festinhas infantis, a bolinha de queijo é a melhor pedida para quem tem vegetarianos na família. E quem disse que precisa ser pequena? Você pode fazer uma bola de queijo no tamanho tradicional de salgado. Para incrementar, que tal um pouquinho de alho? Fica uma delícia! Confira a receita da bolinha de queijo!

Frango com creme de queijo é o recheio escolhido para esse risole, perfeito para aproveitar aquele restinho de fricassé que ficou na geladeira (Créditos: Chefe Cabral/TudoGostoso)

Risoles de frango com creme de queijo

Quando a gente fala em risole, muita gente considera uma massa diferente dos outros salgados fritos, apesar de usar os mesmos ingredientes muitas vezes. A gente não sabe o que é, mas sabemos que é gostoso demais. Frango com creme de queijo é o recheio escolhido para esse risole, perfeito para aproveitar aquele restinho de fricassé que ficou na geladeira. Confira a receita de risoles de frango com creme de queijo!

Enroladinho de bacon com ameixa: uma combinação um tanto polêmica (Créditos: Cida Freire/TudoGostoso)

Enroladinho de bacon com ameixa

Esse salgado é para as gerações mais velhas, afinal, é difícil ver os jovens gostando dessa combinação. Nós do TudoGostoso adoramos, e achamos que ele deveria estar aqui, sim! Veja como preparar o enroladinho de bacon com ameixa!

Uma receita tradicionalmente francesa, o croissant ganhou muito espaço no Brasil (Créditos: Ana Gasparetto/TudoGostoso)

Croissant recheado

Uma receita tradicionalmente francesa, o croissant ganhou muito espaço no Brasil com as versões recheadas, que muitas vezes nem parecem um croissant. Seja com massa folhada ou massa fofinha, o importante é que a gente estará se deliciando com ele em todas as suas formas. Veja como preparar o croissant!

Pão de batata! O fofinho das padarias e lanchonetes agora na sua casa em poucos passos (Créditos: Vanessa Gonçalves/TudoGostoso)

Pão de batata recheado com mortadela

Pão de batata! O fofinho das padarias e lanchonetes agora na sua casa em poucos passos. Para o recheio, você pode usar o que tiver aí: queijo, presunto, frango desfiado, requeijão e o que mais quiser. A nossa versão é com mortadela, um embutido pra lá de gostoso! Veja como preparar um delicioso pão de batata recheado com mortadela!

Se você quer fazer um lanche para a garotada, a gente escolhe o hambúrguer de forno (Créditos: Luana/TudoGostoso)

Hambúrguer de forno

Se você quer fazer um lanche para a garotada, a gente escolhe o hambúrguer de forno, que é sucesso nas lanchonetes, até nas cantinas das escolas. Confira como preparar o hambúrguer de forno!

Mais um pão de queijo para a lista, dessa vez temos a versão recheada (Créditos: TudoGostoso)

Pão de queijo recheado

Mais um pão de queijo para a lista, dessa vez temos a versão recheada. A melhor parte é que esse lanche pode tanto ser salgado ou doce, dependendo do recheio usado. Goiabada? Por que não!? Doce de leite? A gente vai dentro! Presunto? Impossível resistir. Basicamente qualquer recheio vai ficar delicioso. Veja como preparar o pão de queijo recheado!

O croquete de carne é um salgado maravilhoso e um pouco diferente dos outros (Créditos: TudoGostoso)

Croquete de carne

O croquete de carne é um salgado maravilhoso e um pouco diferente dos outros. Engana-se quem acha que é um bolinho! Com uma massa mais leve e um recheio mais cremoso, ele conquista estômagos por onde passa, e na sua casa não seria diferente! Veja como fazer o croquete de carne!

Mais um folhado de dar água na boca! Recheado com um delicioso queijo coalho (Créditos: TudoGostoso)

Folhado de queijo coalho

Mais um folhado de dar água na boca! Recheado com um delicioso queijo coalho, a nossa dica é dar uma leve grelhada no queijo antes de usá-lo para rechear. Confira a receita do folhado de queijo coalho!

Joelho, bauru, italiano... O nome não importa, o que as pessoas amam mesmo é o sabor (Créditos: Jéssica/TudoGostoso)

Joelho de queijo com presunto

Joelho, bauru, italiano... O nome não importa, o que as pessoas amam mesmo é o sabor. Apesar de parecer difícil, é um salgado fácil de fazer e dá para assar até na air fryer! Confira como preparar um delicioso joelho!

O risole de camarão é um clássico muito amado pelos amantes dos salgados (Créditos: Thayna Britto/TudoGostoso)

Risole de camarão

Tudo bem que o primeiro risole que ensinamos é de frango com creme de queijo, mas o recheio mais tradicional não poderia ficar de fora dessa lista. Confira como fazer um risole de camarão!

Feito com massa de salgadinho, o enroladinho de salsicha pode ser pequeno, igual os salgadinhos de festa, ou com a salsicha inteira, igual às lanchonetes (Créditos: TudoGostoso)

Enroladinho de salsicha

Feito com massa de salgadinho, o enroladinho de salsicha pode ser pequeno, igual os salgadinhos de festa, ou com a salsicha inteira, igual às lanchonetes. Fica a seu critério! Sempre bom destacar que o enroladinho menor rende mais, viu! Veja como preparar o enroladinho de salsicha!

O enroladinho de salsicha de forno é um clássico nacional (Créditos: TudoGostoso)

Enroladinho de salsicha de forno

E para quem não quer fritura, não tem problema, o TudoGostoso traz a opção do enroladinho assado também. Confira como preparar o enroladinho de salsicha de forno!

Pastel de forno é um salgado delicioso com uma massa única (Créditos: TudoGostoso)

Pastel de forno

Feito com massa que lembra a massa de empada, o pastel de forno é mais pesado do que o pastel tradicional, mas não perde nada em sabor e até é mais fácil de fazer. Veja como preparar o pastel de forno.

A esfirra aberta, às vezes comparada com uma mini-pizza, é sucesso absoluto (Créditos: Luciana Carneiro/TudoGostoso)

Esfirra aberta de carne

A esfirra aberta, às vezes comparada com uma mini-pizza, é sucesso absoluto. Muito fácil de fazer, os sabores favoritos são sempre carne e queijo. Confira como preparar uma esfirra aberta de carne!

Nada de esfirra aberta, você gosta mesmo é da esfirra recheada (Créditos: Hilda Stein/TudoGostoso)

Esfirra fechada de carne, verdura ou ricota

Nada de esfirra aberta, você gosta mesmo é da esfirra recheada. Sem problemas, aqui você sempre vai encontrar opções para o seu gosto. Confira como fazer esfirra fechada de carne, verdura ou ricota.

O cigarrete é um salgado frito feito com uma massa levemente adocicada (Créditos: Maiara Oliveira/TudoGostoso)

Cigarrete de queijo com presunto

O cigarrete é um salgado frito feito com uma massa levemente adocicada, que pode ser recheada com os mais diferentes sabores, sendo a combinação de queijo com presunto a mais tradicional. Confira a receita de cigarrete de queijo com presunto!

Apesar de sempre ser o salgado que sobra nas festinhas, o quibinho tem seu valor (Créditos: Deysiane Quintão/TudoGostoso)

Quibe frito recheado com queijo

Continuando a nossa lista, não poderíamos deixar o quibe com queijo de fora. Apesar de sempre ser o salgado que sobra nas festinhas, o quibinho tem seu valor, ainda mais quando é feito do jeito certo. Veja como preparar o quibe frito recheado com queijo!

Imagine um salgado com uma massa de mandioca bem crocante recheado com uma carne moída bem temperadinha (Créditos: Gui Barthel/TudoGostoso)

Bolinho de mandioca com recheio

Imagine um salgado com uma massa de mandioca bem crocante recheado com uma carne moída bem temperadinha! O resultado é sucesso garantido! Confira a receita do bolinho de mandioca com recheio!

Essa delícia é feita com queijo parmesão ralado e o resultado é perfeito (Créditos: Juliana/TudoGostoso)

Bombinha de queijo fácil

Essa delícia é feita com queijo parmesão ralado e o resultado é perfeito! Mas cuidado: é impossível comer uma só! Veja como fazer a bombinha de queijo fácil!

Salgado com a abobrinha? A combinação inusitada pode ser mais saborosa do que você imagina (Créditos: Michelle Dezorzi/TudoGostoso)

Bolinho de abobrinha

Salgado com a abobrinha? A combinação inusitada pode ser mais saborosa do que você imagina! Veja com a gente como preparar um bolinho de abobrinha!

A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa e batata-salsa, é a estrela desse salgado maravilhoso (Créditos: Aline/TudoGostoso)

Bolinho de mandioquinha

A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa e batata-salsa, é a estrela desse salgado maravilhoso! Confira como fazer um bolinho de mandioquinha!

O bolinho caipira das festas juninas do Vale do Paraíba vai conquistar o seu coraçãozinho (Créditos: Glazieli Hirosi/TudoGostoso)

Bolinho caipira das festas juninas do Vale

Diretamente do Vale do Paraíba vem uma delícia que vai conquistar o seu coraçãozinho: confira a receita desse incrível bolinho caipira das festas juninas do Vale!

O encapotado é um bolinho de frango muito fácil de fazer (Créditos: Priscila Dantas/TudoGostoso)

Encapotado (bolinho de frango)

O encapotado é um bolinho de frango muito fácil de fazer e com uma textura incrível que vai te surpreender! Veja no TudoGostoso como preparar o encapotado (bolinho de frango)!

Para quem não come carne, os vegetais são sempre uma ótima pedida para incrementar os salgados (Créditos: TudoGostoso)

Bolinho de espinafre

Para quem não come carne, os vegetais são sempre uma ótima pedida para incrementar os salgados! Veja como preparar um delicioso bolinho de espinafre!

Fogazza: uma espécie de pastel com um recheio delicioso que vai te conquistar (Créditos: Karina Cardoso/TudoGostoso)

Fogazza simples

Uma espécie de pastel com um recheio delicioso que vai te conquistar: confira com a gente como preparar uma incrível fogazza simples

Um clássico dos botecos brasileiros, o bolinho de feijoada cai muito bem com uma pimentinha e uma cerveja bem gelada (Créditos: TudoGostoso)

Bolinho de feijoada

Um clássico dos botecos brasileiros, o bolinho de feijoada cai muito bem com uma pimentinha e uma cerveja bem gelada. Descubra como preparar o bolinho de feijoada!

Veja mais:

Ganhe dinheiro cozinhando: receitas práticas para vender e fazer uma renda extra

Temas relacionados