Fazer e vender comida é uma boa maneira de conseguir uma renda extra ou até fazer disso uma nova carreira. Tem receitas que você pode vender ao longo de todo o ano, mas, para ter mais chance de fazer sucesso com a clientela, vale a pena investir em pratos que combinem com a época. Assim como uma renda extra na Páscoa tem muito chocolate, por exemplo, conseguir dinheiro no calor do começo do ano pede outra estratégia. Por isso, confira as dicas e receitas do TudoGostoso para fazer uma renda extra no verão.
Renda extra no verão: dicas e receitas perfeitas para vender na estação
Frutas e delícias geladas são as melhores opções para conseguir renda extra no verão
O que funciona para conseguir dinheiro no verão?
Verão no Brasil significa calor, muito calor. Por causa disso, receitas geladas são as que funcionam melhor quando falamos de comida para conseguir renda extra. Vender bebidas e drinks é outra estratégia válida para fazer mais dinheiro. Uma ideia interessante é fazer combos de pratos salgados e aquela bebida geladinha acompanhando.
Na rua as pessoas estão mais dispostas a comprar comidas e bebidas refrescantes, então é interessante conseguir um ponto de venda em lugares de grande movimento, como perto de praias, clubes com piscina, parques e mais. Lembre-se que, com as férias escolares, as escolas estão vazias e muitas famílias estão passeando ou viajando, sendo ótimos clientes nessa época.
Lembre de sempre embalar tudo muito bem para evitar contaminação e use geladeiras e caixas térmicas com bastante gelo que demora a derreter e cubra com sal e álcool para manter a temperatura. Prefira bebidas em garrafa de vidro que preservam a temperatura melhor. Caso não seja viável para você vender na rua, os serviços de entrega funcionam bem, mas dê preferência para atender no próprio bairro para ter mais agilidade na entrega.
O que NÃO funciona como renda extra no verão?
Para determinar o que menos funciona como renda extra no verão é só olhar para o calor. Comidas que são mais gostosas quando quentes não funcionam tão bem se pensarmos em lanches. Ingredientes que são muito sensíveis ao calor também não. Normalmente comidas com ovo, maionese e leite já não são indicados para vender na rua, mas nesta época de calor beirando os 40ºC o cuidado precisa ser redobrado.
Além disso, atenção com chocolate e outros alimentos que derretem. Prefira deixar os bombons para a Páscoa ou para a renda extra de Dia das Mães. Caso queira fazer doces com chocolate, que são fáceis de agradar, use o ingrediente como recheio e não na cobertura. O mesmo cuidado vale para para o caramelo.
7 ideias para preparar no calor e vender muito
Faça picolés caseiros e diferentes para se diferenciar da concorrência no verão
Picolé
O picolé é sucesso na certa nos dias quentes e você pode fazer suas próprias receitas de picolé caseiro para se destacar da concorrência acirrada no setor. Os picolés de frutas são refrescantes e práticos, mas você pode dar um toque especial, com o picolé de melancia que lembra a fruta, o picolé de goiaba com pedaços e o picolé cremoso de manga que leva creme de leite. Para conquistar quem gosta da mistura do sorvete e chocolate, faça picolé banhado ao chocolate com amendoim ou picolé de leite em pó e chocolate por fora.
Sacolé, geladinho, dindin
O sacolé, chamado ainda de geladinho ou dindin, tem as mesmas vantagens do picolé e mais um pouco. Além da simplicidade e de muita gostosura, você não precisa de forminhas de picolé ou de se preocupar com o doce descongelar, perder todo o formato e deixar tudo melado. Sacolé de coco e outras frutas tropicais caem bem e o sacolé de frutas cremoso é tão popular quanto o geladinho de Nutella. Caso seus clientes sejam adultos, pode tentar vender um sacolés alcoólicos. E pensou que não tinha como fazer geladinho com casquinha de chocolate igual ao sorvete? Então veja essa receita!
https://www.youtube.com/watch?v=dtT-sBt51lY
Bolo gelado
Alguns bolos ficam melhores quentinhos recém-saídos do forno. Outros são bons em temperatura ambiente. Mas um bom bolo gelado é perfeito para dias quentes em piqueniques e passeios. Além da temperatura ser agradável, ele é embrulhado em papel-alumínio para preservar o frescor e ficar prático de levar na rua e vender. O bolo de coco gelado é o mais prático, mas o bolo gelado de abacaxi aproveita bem outra fruta da estação e o bolo gelado de chocolate atende todos os públicos.
Sanduíche natural
Entre os pratos salgados, aposte em sanduíches naturais que saciam a fome sem perder o frescor necessário para aturar os dias quentes. Para vender na rua, deixe embalado em papel-alumínio para preservar todo o sabor do lanche. Um sanduíche natural de frango bem temperado é uma delícia, mas você pode preferir deixar a maionese de fora se for passar horas sob o sol. O mesmo acontece com outro clássico, o sanduíche natural de atum. Um sanduíche simples com alface, tomate e cenoura é uma delícia no calor e um lanche com queijo e presunto funciona especialmente com crianças.
Salada no pote
A salada no pote é uma alternativa salgada que une o útil ao agradável. Por um lado, é uma refeição refrescante e prática de comer. Por outro, é leve e nutritiva, ideal para quem decidiu aderir a uma alimentação mais saudável como resolução de Ano-Novo. A salada de verão tem o nome certo para atrair clientes nesta época, assim como a colorida salada tropical. As clássicas salada grega e salada caesar são ótimas opções. A salada de abacates é um prato diferente, mas refrescante. E é claro que vale fazer salada de frutas doces também.
Colocar uma salada pronta em um pote pode ser uma ótima oportunidade de renda extra de verão
Marmita
No calor, muita gente desanima de ir para a cozinha e prefere pedir uma marmita para almoçar ou levar para o trabalho. Neste caso, a dica é fazer marmitas que você pode vender em pontos específicos ou entregar na hora do almoço, sempre se preparando para pedidos de última hora. Faça pratos equilibrados com guarnições populares, como arroz branco, feijão preto, proteínas como um frango grelhado e uma salada à parte. Monte o cardápio da semana com antecedência para se preparar e divulgar para seus clientes. Você ainda pode fazer marmita fitness ou low carb apostando em clientes específicos.
Salgadinhos para festas
No verão, além do calor temos também as férias escolares. É uma época com crianças em casa em tempo integral, frequentemente se reunindo com os amigos em festinhas caseiras. Vender salgadinhos para festas é ótimo para aliviar o trabalho dos pais que recebem os convidados mirins em casa. Coxinha, bolinha de queijo, quibe frito, esfirra, ovo de codorna empanado, empadinha de queijo… São inúmeras receitas deliciosas para fazer renda extra no verão com as festinhas. Você pode tanto vender pronto quentinho quanto congelar os salgadinhos para comprarem com antecedência.
Veja mais:
O que comer nos dias de calor? Corre aqui que tem ideias de café, almoço, jantar e sobremesa!
Marmita congelada: dicas infalíveis para a comida não ficar aguada depois de esquentar
Tá com calor? Confira as melhores receitas de sorvete do TudoGostoso para se refrescar!