Com a Copa do Mundo da FIFA do Catar em 2022, fãs de futebol de todo o mundo estão planejando visitar o país para assistir aos jogos ao vivo nos estádios. Para muita gente, o Catar, ou Qatar, era desconhecido até se tornar sede do campeonato, então é normal não saber muito sobre a sua cultura e sua culinária. Mas será que o brasileiro passa sufoco com a comida no Catar? Descubra no TudoGostoso a resposta para essa pergunta e conheça mais sobre a rica gastronomia do Catar.
A gastronomia do Catar tem carne, arroz e legumes, então brasileiro nenhum passa fome
Brasileiros passam sufoco com comida no Catar?
Dificilmente! A comida do Catar tem muito prato diferente com temperos próprios da gastronomia local, mas é uma culinária com ingredientes familiares e que pode ser muito saborosa. Ela não é baseada em apenas um estilo, mas vários, então você pode contar ainda com a diversidade de preparos.
Além disso, o Catar é um país com mais estrangeiros do que cidadãos nativos. Mais de 80% da população é formada por expatriados, o que inclui uma comunidade de cerca de 2 mil brasileiros. Com isso, dá para encontrar culinárias das mais variadas partes do mundo dentro do pequeno país. Nem pedir o menu dos restaurantes precisa ser difícil. A língua oficial é o árabe, mas o inglês é amplamente falado por causa das pessoas de fora.
Quais são as influências da comida do Catar?
A gastronomia catari é uma ramificação da culinária árabe, então possui vários pratos e influências dos países vizinhos do Golfo Pérsico. Historicamente, a comida iraniana e a libanesa são as que mais influenciaram os pratos do Catar, com traços da gastronomia de países do norte da África e da cultura beduína. Por causa da grande presença de indianos, superando até os cidadãos locais, eles acabaram influenciando a comida do Catar mais recentemente.
Como o Catar é um país islâmico, as restrições da religião também se refletem em certos hábitos e proibições na cozinha, separados entre Halal (permitido) e Haram (proibido). A carne de porco, por exemplo, é negada para muçulmanos no Catar, então não faz parte da culinária típica. Mas os estrangeiros ainda conseguem encontrar e comprar a carne de porco no país. A bebida alcoólica também é proibida no islã e é vendida apenas para estrangeiros em bares e hotéis para consumo em locais privados. Durante a Copa do Mundo de 2022, haverá espaços próprios para isso.
Warak enab é um prato de origem libanesa de carne envolvida em folha de uva que mostra a diversidade da comida do Catar
Quais são os ingredientes mais usados na comida no Catar?
A comida do Catar tem uma variedade de ingredientes. Muitos pratos levam carne, normalmente de cordeiro ou de frango. Por ser um país que fica próximo ao mar, a pesca sempre prevaleceu e os frutos do mar fazem parte da sua culinária. Nem todos os pratos da culinária local levam carne. Vegetarianos e veganos não passam sufoco por causa de pratos típicos que levam legumes, especialmente a abobrinha e a berinjela.
Se sentir falta de arroz e feijão, também vai encontrar esses alimentos nos pratos, só que separadamente. No Catar você pode provar pães tradicionais do Oriente Médio, como o pão pita. Mas, não importa o prato, se prepare para sentir no paladar a complexidade de sabores dos condimentos na comida. Condimentos como cardamomo, garam masala e açafrão são muito presentes, até nas sobremesas.
O povo do Catar expressa a sua hospitalidade com tâmara e café árabe. O país é um grande produtor de tâmaras e a fruta tem um significado especial para o muçulmanos por ser o alimento que usam para quebrar o jejum do Ramadã, além de comerem pela manhã ao longo de todo o ano. Por ser um símbolo de acolhimento, todo hotel catari tem um recipiente com tâmaras para seus hóspedes.
Brasileiros que não vivem sem café vão encontrar o café árabe em qualquer canto do Catar. Mas a bebida lá é feita com grãos menos torrados, então é mais rala do que o nosso café e parece mais um chá, mas o sabor é intensificado com os condimentos. Chás com especiarias e sucos de frutas como o romã são algumas bebidas locais.
Todas as comidas do Catar são muito bem temperadas com as especiarias
O que o povo do Catar costuma comer?
A comida árabe, como a servida no Catar, vai muito além do kebab, homus e quibe, embora você também encontre todos esses pratos lá. O majboos é o arroz com frango (ou carne de cordeiro) deles, preparado ainda com cebola, tomate e temperos. A saloona é um ensopado de carne com legumes bem completo e nutritivo. O maior perigo desse prato é comer muito e não sobrar espaço para provar outras iguarias. Seguindo nos pratos cremosos, o madrouba lembra o pirão no visual, mas é feito com frango desfiado, arroz e condimentos.
O warak enab é uma receita típica do Líbano também encontrada no Catar. É um enroladinho de carne em folha de uva e frito em óleo. O formato final é de tubo, bem parecido com um charuto de repolho. É um ótimo petisco para comer assistindo um jogo ou servir no almoço com batata e arroz. O kousa mahshi é similar, a diferença é que é uma abobrinha inteira recheada com arroz e carne e coberta com molho picante de tomate, pimenta, castanha e menta.
O kousa mahshi feito com um dos legumes mais usados por eles, a abobrinha
Nem só de pratos principais e robustos vive o povo catari. Lanches e doces fazem parte da sua culinária e não podem ficar de fora do cardápio de qualquer viajante que pise no país. No café da manhã, aproveite um balaleet doce ou salgado que é feito com aletria, um macarrão fino que pode levar açúcar, cardamomo, açafrão e água de rosas, e um omelete de ovo por cima. O umm ali é o doce nacional do Egito mas que tem a sua dose de fama no Catar. Trata-se de uma torta doce com massa folhada e recheio de amêndoas.
O luqaimat são pequenas bolinhas crocantes feitas de uma massa de trigo, purê de batata e cardamomo frita. É ideal para o lanche e o recomendado é mergulhar no mel que vem acompanhando. O khanfaroosh é parecido por ser um pãozinho frito com especiarias servido com mel, mas sua base é farinha de arroz e leite. É uma delícia com chá, ainda mais um forte e tradicional como masala chai. O mehalabiya também é feito de farinha de arroz, leite e especiarias, mas leva água de flor de laranjeira e tem textura de pudim.
O luqaimat é um doce catari saboroso que lembra o nosso bolinho de chuva
Onde comer no Catar?
O Catar é um país com alto grau de urbanização, cerca de 90% da população está em áreas urbanizadas. Cidades maiores, como a capital Doha, tem restaurantes em abundância. O Souq Waqif é um dos principais polos que reúne uma variedade de estabelecimentos, incluindo cafeterias e barraquinhas de comida de rua.
Como o Catar tem uma porcentagem altíssima de estrangeiros, os restaurantes locais acompanham a tendência. A comida árabe é predominante, mas você pode encontrar as versões de restaurantes iraquianos, sírios, iranianos, libaneses e palestinos. E não fica por aí. Em Doha você pode encontrar estabelecimentos de todo o mundo, como restaurantes marroquinos, georgianos, tailandeses, indianos, franceses, italianos e japoneses. Por causa disso, se não for do seu gosto, você pode até deixar a comida árabe de lado e comer pizza, sushi ou até um hambúrguer americano.
Veja mais:
Churrasqueira a bafo, portátil e muitas outras opções para fazer sua festa na hora assistir aos jogos de futebol
Oktoberfest Blumenau: conheça a maior festa de cerveja alemã do Brasil e experimente delícias típicas
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro: veja quais delícias marcaram história no país