• Entrar
  • Cadastrar
Catar ou Qatar? Conheça o país que é sede da Copa do Mundo 2022
O Catar é o primeiro país do Oriente Médio a receber a Copa do Mundo de futebol

Em novembro de 2022, o Catar ou Qatar (nome em inglês) vira o centro das atenções do mundo dos fanáticos de futebol por sediar a Copa do Mundo da FIFA. Até então, muitos brasileiros não conheciam o Catar ou sabiam pouco sobre o país do Oriente Médio. Se você é uma dessas pessoas que ficaram curiosas sobre a região que vai receber as melhores seleções de futebol do mundo este ano, continue lendo para conhecer mais sobre o Catar, desde a sua história até suas construções e estádios modernos.

Baía de Doha no Catar, sede da Copa do Mundo Catar será o primeiro país do Oriente Médio a receber o campeonato de futebol mundial

Onde fica o Catar?

O Catar é um país que fica no continente asiático, especificamente na região da península arábica dentro do Oriente Médio. É um país com pequenas dimensões que faz fronteira ao sul com a Arábia Saudita. Todo o restante do Catar é cercado pela água do Golfo Pérsico. A área total do Catar é de cerca de 11,5 km², metade do tamanho do estado de Sergipe. Assim, é possível cruzar o país inteiro de norte a sul de carro em menos de 3 horas.

Por causa de onde fica, o Catar tem solo arenoso, temperaturas altas e pouca chuva. É um país com clima de deserto com pouca vegetação e animais e terreno plano, com o ponto mais alto mal passando 100 metros de altitude. O verão é bastante quente com um calor que supera os 40ºC. Por causa disso, a Copa do Mundo 2022, que normalmente acontece no meio do ano, quando lá seria verão, será realizada em novembro durante o outono deles.

Qual é a língua do Catar?

A língua oficial do Catar é o árabe, com o dialeto local árabe qatari. O segundo idioma mais falado é o inglês, por causa de fatores como o domínio britânico entre 1916 e 1971 e a grande presença de estrangeiros. Em 2020, entre os 2,8 milhões de habitantes, apenas 12% são cidadãos do Catar. O restante, que representa 2,3 milhões de pessoas, são estrangeiros que vão para o país para trabalhar. Indianos, nepaleses, filipinos, bengalis e cingaleses são os mais predominantes. Quase metade da população mora na capital Doha.

Qual é a história do Catar?

O Catar, ou Qatar, é um país islâmico que é habitado por humanos há milhares de anos, desde o período pré-histórico da Mesopotâmia. A posição estratégica na península do Golfo Pérsico virou ponto de negociação de pérolas no século 8 e alvo de conquistas e controle externo entre 1300 e 1900, primeiro pelo Reino de Ormuz (hoje região do Irã), depois por Portugal, pelo Império Otomano e pelo Reino Unido.

Desde 1825, o Catar é comandado pela família da Casa de Thani. O país é um emirado absolutista hereditário, ou seja, um governo monárquico com liderança que passa de pai para filho, em alguns casos com golpes de Estado entre membros da família. Em 1939 foram encontradas as primeiras reservas de petróleo, que viraram a principal fonte de renda do país, substituindo as pérolas, na segunda metade do século. Em 1971, o Catar se tornou independente do Reino Unido e passou a enriquecer e modernizar usando petróleo e gás natural.

Cidade de Doha no Catar à noite O Catar se modernizou rapidamente nas últimas décadas

Qual é a cultura do Catar?

A cultura do Catar tem uma forte influência do islã, religião seguida por 70% da população originária do país. As roupas seguem o estilo tradicional árabe e islâmico, com homens usando a túnica branca longa kandura e o lenço na cabeça ghutra, enquanto as mulheres usam as vestes pretas abaya e cobrem a cabeça com hijab ou burca.

A própria constituição é fortemente baseada pela charia, o direito islâmico, que se mistura com o direito civil. Por causa disso, existem regras específicas que proíbem atos como consumir bebidas alcoólicas em público, fotografar moradores locais, locais religiosos e áreas militares sem autorização, promover outras religiões além do islã e demonstrar afeto em público. O Catar também tem punições severas para relações homossexuais.

A maioria das leis e punições mais graves são voltadas para muçulmanos, mas o governo recomenda que os turistas respeitem a cultura e as regras. Hotéis de luxo e casas noturnas vendem bebidas alcoólicas para não muçulmanos. Durante a Copa do Mundo de 2022, terá álcool em áreas dentro do estádio e nas zonas de fãs criadas para os jogos. O governo do Catar também aconselha que turistas usem roupas modestas e evitem peças que mostrem o corpo, como leggins, vestidos sem manga, minissaias e bermudas.

Por que o Catar é um dos países mais ricos do mundo?

O Catar teve um desenvolvimento acelerado nas últimas décadas e o PIB total do país estava em cerca de 150 bilhões de dólares em 2020. Esse valor coloca o Catar na lista dos dez países com maior PIB per capita, ou seja, dividido pela população, do mundo. O petróleo e o gás natural são a maior fonte de riqueza, responsável por 50% do PIB total.

A riqueza do Catar cresceu rapidamente a partir dos anos 1950 com a descoberta das primeiras reservas de petróleo. Com tudo que já foi encontrado até hoje é estimado que o país tenha 15 bilhões de barris do combustível. Em 1976, o país encontrou o depósito de gás natural do Campo Norte, que era até então o maior já visto no mundo, e hoje a soma das reservas do país representa 14% do total de todo o mundo.

Ilha artificial Pearl Qatar em Doha O Catar investe suas riquezas na construção de novos prédios e de ilhas artificiais como Pearl-Qatar

Quais são os principais pontos turísticos do Catar?

O Catar é um país pequeno que permite conhecer boa parte dele em pouco tempo. A capital Doha, em particular, concentra diversos pontos turísticos. Quem gosta de arte pode conhecer o Museu de Arte Islâmica, projetado pelo mesmo arquiteto do Louvre e que possui a maior coleção de arte islâmica do mundo, e o Katara Cultural Village, uma vila planejada na região litorânea com anfiteatro, museu, restaurantes e mais.

O Souq Waqif é o principal centro comercial de Doha e o Pearl-Qatar é uma ilha artificial de quase 4 milhões de metros quadrados com shoppings e restaurantes que abriga estrangeiros. É possível conhecer os desertos e dunas do Catar passeando de carro e/ou de camelo.

Porta de entrada do país para a maioria dos turistas, o Aeroporto Internacional de Hamad em Doha é o mais luxuoso do mundo e uma atração à parte com arquitetura moderna, obras de artes expostas e jardins. Fora da capital, a principal atração é o Forte Al Zubara uma fortaleza histórica do início do século 20 que fica no norte do país e é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Forte de Al Zubara no Catar O forte Al Zubara é um local histórico do Catar

Onde serão os jogos da Copa do Mundo 2022 do Catar?

O futebol é o esporte mais popular do Catar e o país vai receber todos os jogos através de oito estádios modernos espalhados pelo país. O Al Bayt Stadium fica na cidade de Al Khor, famosa pela pesca de pérolas, e receberá a primeira partida no dia 20 de novembro entre Catar e Equador. O Al Janoub Stadium fica na cidade de Al Wakrah e comporta até 40 mil torcedores. O Lusail Stadium, na cidade de Lusail, é o maior e receberá 80 mil pessoas na final da competição

Doha possui dois estádios, o Al Thumama Stadium e o Stadium 974, este segundo foi construído com contêineres e é o primeiro estádio desmontável da Copa do Mundo. A cidade de Al Rayyan, lar de times de futebol do país, tem três estádios que vão receber partidas: Khalifa International Stadium, Education City Stadium e Al-Rayyan Stadium. Na fase de grupos, o Brasil vai jogar no Lusail Stadium e no Stadium 974.

Veja mais:

Dia do Futebol: aprenda petiscos e drinks fáceis para degustar na hora de assistir aos jogos

6 receitas do Oriente Médio deliciosas: confira no TudoGostoso

Temas relacionados