• Entrar
  • Cadastrar
Só tem em 29 pizzarias brasileiras: o que faz a Pizza Napoletana ser tão especial e como fazer em casa?
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques

É preciso seguir uma série de regras, como usar um tipo específico de tomate, para receber o selo da AVPN de verdadeira pizza napoletana, mas o que ela tem de tão especial?

Só tem em 29 pizzarias brasileiras: o que faz a Pizza Napoletana ser tão especial e como fazer em casa?

Entenda por que a pizza napolitana é considerada tão especial que tem até um selo para ela! (Créditos: Shutterstock)

A pizza faz parte do cardápio do ser humano há séculos, estando presente em todo o mundo nas formas mais variadas. Na Antiguidade, gregos e hebraicos tinham o costume de comer discos achatados de massa, ao qual chamavam de pita (prato que existe até hoje e lembra o pão sírio).

No entanto, a pizza como conhecemos hoje nasceu em Napóles, na Itália, entre os séculos 18 e 19. A massa coberta com molho de tomate só foi possível depois da colonização da América do Sul. Aliás, até meados de 1800, os europeus acreditavam que era venenoso, acredita? Foi logo quando o tomate começou a ser consumido que os italianos “aperfeiçoaram” a espécie, chamando-o de “pomodoro”, que significa “pomo de ouro” em italiano. Só por aqui já dá para entender como esse povo valoriza o tomate, e isso também se aplica à pizza!

Entenda o que é a verdadeira pizza napoletana (e o que ela tem de tão especial)

Depois que a pizza surgiu em Nápoles, ela se espalhou para diversas partes da Itália e passou a ser preparada de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, a pizza romana é quadrada, grossa e crocante, enquanto a pizza al taglio é conhecida por ser vendida por peso e pode ser encontrada nos mais diversos sabores.

Mas, para os idealizadores do prato, a verdadeira pizza é a napolitana, que é patrimônio da humanidade da Unesco desde 2017. Para uma pizza ganhar o selo de verdadeira pizza napoletana, ela precisa se adequar a uma série de regras e critérios da AVPN, associação italiana que regula o prato. Em 2024, o Brasil possuía 29 pizzarias com selo da AVPN.

O que é a massa napoletana?

A massa napoletana é feita usando apenas sal, água, farinha e fermento. E a farinha não é qualquer uma, viu? Deve ser 00, mais pura e com menos glúten, para atingir a textura e a leveza perfeita. Ao ser assada no forno a lenha, as bordas inflam e formam bolhas, bem diferente da nossa borda densa e pesada. Já a massa abaixo do recheio é fina e leve, facilmente dobrável. Ao comer, é normal que o recheio da pizza caia.

Para a associação, só existem dois sabores de pizza napoletana: marinara e marguerita. A marinara consiste em massa coberta apenas com molho de tomate, óleo, alho e orégano, enquanto a marguerita é feita com molho de tomate, óleo, muçarela de búfala, parmesão ralado e manjericão.

Dá para fazer pizza napoletana em casa?

É claro que dá para fazer a pizza napolitana em casa, mas é necessário que algumas adaptações sejam feitas, porque é muito difícil que você tenha um forno de pizza a lenha na sua casa, não é mesmo? Além disso, a farinha 00 também pode ser mais difícil de encontrar dependendo da região em que você mora.

Para comemorar o Dia da Pizza Napoletana, comemorado em 17 de janeiro, que tal conferir essa receita de pizza napolitana que temos no site. Ela é sucesso garantido e muito mais fácil de fazer do que você imagina! Agora, para provar a versão verdadeira, você vai precisar ir até uma das pizzarias com o selo.

Veja mais:

Melhor pizzaiolo do mundo revela a quantidade ideal de água e farinha para fazer uma massa de pizza perfeita

Temas relacionados