• Entrar
  • Cadastrar
Melhor pizzaiolo do mundo revela a quantidade ideal de água e farinha para fazer uma massa de pizza perfeita

Chef eleito melhor pizzaiolo do mundo tem a chave para conseguir uma pizza caseira de primeira qualidade

A massa de pizza perfeita depende da quantidade de água e farinha que você usa na mistura (Créditos: Shutterstock)

O segredo de uma pizza está na massa e isso vale para pizzarias delivery populares, grandes restaurantes italianos e pizzas caseiras. A verdade é que uma boa pizza deve ser a combinação equilibrada de massa e ingredientes que a cobrem, mas se a base for ruim, não tem recheio que possa consertar o sabor. Por isso, começar preparando uma massa de pizza perfeita é fundamental para que todo o lanche fique delicioso. Quer saber qual o segredo? Um chef pizzaiolo renomado tem as dicas para fazer igual à pizzaria e você descobre agora no TudoGostoso a quantidade certa de ingredientes para nunca mais errar na massa.

Qual o segredo da pizza perfeita?

Conseguir uma massa de pizza perfeita ao estilo italiano não é nada fácil, principalmente quando se trabalha na cozinha de casa. Tudo começa com algo tão básico como obter aquela hidratação ideal da massa que nos dará uma pizza elástica, com bordas infladas com grandes bolhas de ar que dão leveza e incrementam o sabor. Além disso, ela precisa ser bem fermentada e com a quantidade de farinha de trigo certa para desenvolver o glúten.

Não tem ninguém melhor do que um pizzaiolo profissional com prestígio mais do que reconhecido para dar dicas sobre como podemos, pelo menos, chegar perto das massas italianas no forno de lenha usando o nosso humilde forno caseiro. O responsável por revelar os segredos da pizza perfeita é o recém-eleito melhor pizzaiolo do mundo em 2023 segundo 50 Top Pizza, conhecido como o Guia Michelin de pizza. Michele Pascarella nasceu na região da Campânia e muito próximo de Nápoles, lar da verdadeira pizza napolitana.

O pizzaiolo cresceu entre fogões da família até iniciar seu negócio levando a cultura da pizza napolitana para Londres. Depois de começar com uma van, se tornou referência em terras britânicas, onde recebeu inúmeros prêmios. Para ele, além de utilizar ingredientes frescos, sazonais e de qualidade, a recomendação é não exagerar na massa e seguir o menos é mais. Uma pizza não precisa ter mil e um ingredientes para ficar boa.

Mas a verdadeira chave está na massa, que é difícil de preparar no forno doméstico convencional. Na falta de forno a lenha, o chef sugere trabalhar em casa com uma hidratação um pouco superior à que normalmente seria usada e usar uma farinha de trigo muito rica em proteínas, melhor ainda se for de grano duro.

Qual a quantidade ideal de água e farinha para a massa da pizza?

Segundo as instruções de Michele Pascarella, o ideal é, a cada de 1 quilo de farinha, usar 700g de água, ou seja, uma proporção de 1:7, ou 70% de hidratação. Se for usar uma outra quantidade de farinha, basta aplicar a regra de três para saber quanta água deve usar. E uma dica de ouro: é preciso evitar cair na tentação de adicionar mais farinha se a massa grudar. Por isso é fundamental usar uma farinha de trigo capaz de absorver bem essa umidade.

O mais recomendado por profissionais é usar uma batedeira com função de amassadeira que facilitará o trabalho da massa e deixará a mistura com a fermentação ideal. Mas como não é um aparelho muito acessível, pode misturar com as mãos. Agora com esse segredo especial, você está pronto para fazer uma massa para rechear a pizza com os sabores mais amados na sua casa.

Veja mais:
Pizza de pão de alho na frigideira FÁCIL: aprenda essa receita e garanta um lanche muito prático e saboroso
Truque infalível deixa a pizza amanhecida crocante como se tivesse saído do forno na hora
Pizza branca: confira a receita

Temas relacionados