Tem coisa mais gostosa do que se reunir com os amigos para comer uma pizza e jogar conversa fora? Muitas vezes recorremos ao delivery, mas se você quiser se aventurar na cozinha, é possível fazer pizza caseira de muita qualidade, digna de pizzaria.
Essa é uma forma de economizar e também uma boa oportunidade de cozinhar em família e se divertir. Para a sua pizza caseira ficar bonita, bem recheada e assada corretamente, reunimos alguns truques importantes abaixo. Continue a leitura e aproveite!
É possível preparar pizza caseira com ingredientes e acessórios que já temos em casa
1. Escolha uma boa massa
Preparar uma boa massa de pizza caseira é mais fácil do que você imagina. Existem diversas opções gostosas, com poucos ingredientes e passos. Você pode preparar a receita de massa de pizza do TudoGostoso ou escolher uma das opções do vídeo:
2. Sove bem a massa
Se você optar por uma massa tradicional de pizza, assim como a usada nas pizzarias, vai ter que respeitar alguns processos para que ela fique macia e dourada. O primeiro deles é sovar a massa. Essa é uma etapa um pouquinho mais trabalhosa, mas superimportante para ativar o glúten do trigo e conferir à pizza a elasticidade necessária.
Se bem sovada, a massa fica lisinha, cresce bastante e é fácil de abrir. Para isso, comece a misturar todos os ingredientes com uma colher até não conseguir mais. Depois é hora da mão na massa, literalmente! Polvilhe farinha sobre a bancada e comece a trabalhar a massa, como se tivesse a amassando. Faça isso até que ela esteja lisinha e desgrudando da mão.
Caso você tenha em casa uma batedeira planetária, pode utilizá-la com o gancho para sovar a massa e ganhar tempo e poupar os braços.
Quer conhecer outros eletrodomésticos de cozinha que vão facilitar a sua rotina? Confira esta seleção do TudoGostoso!
3. Espere o período de fermentação
Toda receita de pizza recomenda deixar a massa descansar. Geralmente, enrolamos a massa em uma bola, colocados em uma tigela coberta por um pano e esperamos pelo menos meia hora até que o fermento biológico faça efeito.
Essa etapa é muito importante e não deve ser pulada, já que é ela a responsável pelo crescimento da massa, tornando-a levinha e gostosa. O tempo em repouso serve para as leveduras fazerem a fermentação, processo em que o carboidrato libera gás carbônico por meio de reação química, expandindo de tamanho.
4. Prepare um molho de tomate consistente
Negligenciada por muitos, a etapa do molho de tomate é superimportante. Além de conferir mais sabor e umidade para a pizza, também a deixa visualmente mais atrativa. Só que não é qualquer molho que serve, viu?
Prefira um molho de tomate bem consistente. Você pode usar tomates pelados ou fazer a receita de molho de tomate caseiro do zero. Se o molho for aguado demais, a massa ficará mole, bem diferente da pizzaria, né?
5. Abra a massa com cuidado
A massa de pizza caseira deve ser sovada até ficar lisinha e desgrudar das mãos
Depois da massa descansar, é hora de abri-la. Enfarinhe a bancada e comece a abrir a massa em formato de círculo com a ajuda de um rolo de massa. Se não tiver, você pode improvisar com uma garrafa de vidro. O segredo é sempre ir acrescentando mais farinha para não grudar.
O disco de massa não deve ser muito fino e nem muito grosso. Use uma forma de alumínio de pizza para medir o tamanho necessário. Geralmente, as pizzas tradicionais tem cerca de 30 cm.
Deseja borda recheada?
Muita gente tem dúvida sobre como fazer borda de pizza sem vazar. O segredo é abrir a massa uns dois dedos maior do que o diâmetro da forma. Depois de aberta, ponha a massa sobre a forma e utilize uma bisnaga de catupiry para rechear. Aplique o queijo cremoso bem na lateral e não no fundo da pizza. Depois, dobre os centímetros a mais de massa por cima do catupiry, colando a pontinha com os dedos no restante da massa.
6. Tenha atenção à montagem
É claro que você pode aproveitar a pizza caseira para preparar os seus sabores favoritos. As opções são infinitas: calabresa, frango, palmito, pepperoni, marguerita, toscana, bacon, quatro queijos etc.
No entanto, os ingredientes não podem ser jogados de qualquer jeito. Nesse caso, a ordem dos fatores altera, sim, o resultado final. A dica é começar com uma camada generosa de mussarela ralada. O queijo ralado derrete melhor, gratina mais facilmente e fica mais bonito. Use cerca de 400g para uma pizza de 30cm.
Em seguida, coloque os ingredientes mais delicados embaixo e os que precisam dourar ou cozinhar por mais tempo por cima. Se a sua pizza levar ervas como orégano ou manjericão, deixe para colocá-las assim que a pizza sair do forno. As ervas são frágeis e podem queimar se forem ao forno.
7. Veja como assar pizza no forno do fogão à gás
Você respeita o tempo de pré-aquecimento do forno? Muitas pessoas não dão importância para isso, mas esse passo é muito importante, principalmente para assar pizza caseira no forno do fogão a gás. É que na pizzaria são usados fornos industriais, que atingem temperaturas altíssimas. O forno doméstico não esquenta tanto, então é necessário pré-aquecer por pelo menos 30 minutos em temperatura alta.
Lembre-se que, primeiro, a massa da sua pizza deve ser pré-assada. Leve ao forno por cerca de 10 minutos antes de rechear. Depois monte a pizza com os outros ingredientes e leve para assar. Você pode usar o truque de retirar a grade e deixar a pizza assar direto no “chão” do forno.
Deixe cozinhar até que a massa doure e o queijo fique gratinado, mas vá cuidando do forno para checar se o fundo da pizza não está queimando. Caso necessário, volte com a grade do forno e termine a cocção com ela.
Veja mais: