Pizza é paixão mundial e ela agrada a muitos gostos: tem pizza vegetariana, com massa de pão de queijo e até outros tipos de massas de pizza mais leves e isentas de carboidratos, que são as queridinhas da galera low carb. Mas afinal, apesar de ser uma receita fácil, prática e perfeita para qualquer momento, como fazer uma pizza perfeita? O TudoGostoso trouxe 6 dicas para você arrasar na próxima e se sair bem como um pizzaiolo. Confira!
Fatia de pizza de calabresa sendo retirada
Dicas para a pizza perfeita
Lembre-se de sovar bem
Sovar a massa de pizza é uma parte superimportante, pois esse processo permite que o glúten impeça a saída dos gases liberados pelo fermento, responsáveis por fazer a massa crescer. Por isso, procure sovar a massa por cerca de 10 minutos para garantir que ela cresça e fique saborosa e crocante.
Divida a massa em porções
O tempo de descanso da massa é crucial! Isso porque durante esse tempo ocorre a fermentação da massa, permitindo que ela fique com uma textura deliciosa. Por isso, o ideal é que a massa fique por descansando por, no mínimo, 30 minutos para crescer.
Na hora do descanso, divida a massa em porções equivalentes ao tamanho da palma da sua mão. Em seguida, coloque os "bolinhos" em um recipiente limpo e seco e cubra com um pano úmido.
Massa de pizza separada em porções
Conte com a farinha de trigo
Após o tempo de descanso, hora de abrir a massa! Você pode fazer isso com as mãos limpas ou com o auxílio de um rolo de massas. Polvilhe farinha de trigo por cima da massa e pela superfície onde você irá abrir a massa, pois isso facilitará o processo. Só tome cuidado para não colocar farinha demais e deixar a massa dura, ok? Depois de esticar a massa, lembre-se de dar leves batidinhas por toda ela (com cuidado, ok!) para retirar o excesso de farinha.
Preaqueça a massa
Ao colocar a massa de pizza na forma, faça alguns furos por ela com o auxílio de um garfo. Isso vai permitir que a sua massa cresça de forma uniforme, sem ficar com "bolhas". Em seguida, leve a massa para pré-assar no forno preaquecido por cerca de 5 a 10 minutos apenas para dar uma leve douradinha na massa — afinal, ainda iremos colocar o recheio, e se você deixar assar demais ela acabará ficando seca.
Ingredientes do recheio sendo adicionados à pizza
Não abra mão do molho de tomate
Molho de tomate é presença confirmada em quase todos os sabores de pizza — a menos que você esteja falando de uma pizza doce. Por isso, nada melhor do que fazer um molho de tomate caseiro. Não se esqueça de temperar o molho com sal, pimenta-do-reino, orégano e outros temperos de sua preferência.
Sem exageros
Moderação é a chave do sucesso! Na hora de adicionar tanto o molho de tomate quanto os ingredientes, procure não exagerar para evitar que sua massa fique pesada demais — ou até molenga demais, caso você adicione muito molho de tomate. Na hora de adicionar os ingredientes do recheio, procure parti-los em pedaços e distribuí-los bem.
Molho de tomate sendo espalhado pela massa da pizza