Parece mágica: um pouquinho de fermento na massa garante um bolo ou pão volumoso e fofinho! Se não é mágica, por que o fermento faz a massa crescer? O TudoGostoso vai te explicar o motivo hoje! Primeiramente, vamos esclarecer o que é o fermento biológico: ele é composto de leveduras (fungos microscópicos) que se alimentam do açúcar. As leveduras são formadas por apenas uma célula e se reproduzem de forma assexuada. Elas são usadas na produção de bebidas e alimentos, como a cerveja e o vinho e também são utilizadas no processo de fermentação do pão. Já o fermento químico, aquele pó branco que utilizamos geralmente em bolos, é composto de bicarbonato de sódio e outras substâncias químicas que, quando submetidas ao calor, são capazes de expandir as massas.
Confira por que o fermento faz a massa crescer
Como a massa cresce
Quando a temperatura da massa é elevada, as leveduras se reproduzem e se alimentam do açúcar e do amido que existe na farinha de trigo. Então, elas liberam gás carbônico, que faz a massa crescer. No caso de massas feitas com o fermento químico, o bicarbonato presente nele é decomposto com o calor, formando o dióxido de carbono, que expande e aumenta o volume da massa.
Massa crua de pão
Receitas de pães e bolos
Agora que você já sabe por que o fermento faz a massa crescer, que tal se animar e preparar alguma receita incrível com esse ingrediente? No TudoGostoso, você encontra diversas receitas de bolos e pães! Entre os bolos mais amados pelos nossos usuários estão o bolo de cenoura, bolo gelado, bolo de fubá, bolo de fubá cremoso e bolo de chocolate. Gosta de fazer pães? Confira as receitas de pão de batata, pão caseiro, pão sem glúten e pão de sardinha.
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e granulado