O vinho é uma bebida cada vez mais apreciada e consumida pelos brasileiros. O Brasil é um dos grandes produtores da bebida do Hemisfério Sul: são mais de mil vinícolas no país, que produzem bebidas leves e de boa qualidade. Você sabe como os vinhos são produzidos? O TudoGostoso vai te contar de uma forma breve e simples como o vinho é feito a seguir. Confira!
Colheita manual de uvas para a produção de vinho
1) Tudo começa, claro, com as uvas: o vinho é feito com uvas diferentes daquelas que encontramos nos mercados. A uva para a produção da bebida costuma ser menor, mais doce e ter a casca mais grossa. Na maioria das vinícolas, as uvas são colhidas manualmente, com a ajuda de uma tesoura especial. Na colheita automatizada, as máquinas passam por cima das videiras, que são chacoalhadas e caem num reservatório.
2) As uvas vão para um galpão onde a bebida é processada. Elas passam por uma máquina onde são esmagadas: os cabos são separados do mosto (mistura de polpa, sementes e casca) e o suco começa a fermentar. As leveduras (micro-organismos que fazem a fermentação) presentes nas uvas entram em contato com o açúcar do suco da uva e o transformam em álcool.
Produção do vinho: uvas sendo esmagadas e cabos sendo separados
3) Para produzir o vinho tinto, o processo de fermentação é feito com a casca das uvas; para produzir o branco, as uvas são prensadas e suco é separado da casca antes da fermentação.
4) O processo de fermentação libera também o gás carbônico, que faz o mosto ir para a superfície e se acumular lá. Para que a cor fique homogênea, o líquido que fica embaixo do reservatório é bombeado para cima, e isso se chama remontagem, que é interrompida após 4 dias, e o mosto é isolado do líquido.
Fermentação das uvas para produção de vinho
5) Uma curiosidade sobre a fermentação: ela pode ser feita em tanques de aço ou madeira. Vinhos feitos em tanque da aço têm sabor mais frutado; quando a fermentação é feita em madeira, o vinho ganha sabores amadeirados. Cada detalhe da fermentação é importante, pois dela depende a qualidade do vinho. Por isso, temperatura, oxigenação, contato com o ar e outros fatores devem ser bem analisados.
6) Depois da remontagem, um registro na parte de baixo do reservatório é aberto, e a bebida é liberado.
7) Antes de ser engarrafada, a bebida passa por filtragens para ficar com a aparência límpida.
Engarrafamento de vinho