• Entrar
  • Cadastrar
O que e como você come após as 18h impacta positivamente ou negativamente a sua saúde, segundo a ciência da crononutrição

Nutricionista explica que após as 18h, as refeições devem ser monitoradas em qualidade e quantidade; existe um motivo específico para isso

O que e como você come após as 18h impacta positivamente ou negativamente a sua saúde, segundo a ciência da crononutrição

Entenda a importância da Crononutrição para a sua saúde (Foto: Shutterstock)

Quais são os alimentos que você costuma consumir a partir das 18h? Para muita gente, definir as refeições no fim do dia costuma ser o maior desafio da dieta. E realmente é um momento que precisa de uma atenção especial.

De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni (@crisperroni.nutri), o horário da alimentação impacta a sua saúde. E esse processo está relacionado à Crononutrição. Você já ouviu falar?

Se você também costuma ficar na dúvida sobre quais alimentos são boas opções para ingerir à noite, veja o que diz a especialista.

O que é crononutrição e como os horários em que você se alimenta impactam a saúde

Segundo a nutricionista, a Crononutrição é a ciência que estuda a interação entre o metabolismo e o ciclo circadiano e como nosso estilo de vida e hábito alimentar podem impactar positivamente ou negativamente na nossa saúde.

"Não somente pelo o quê e quanto comemos, mas pelo horário que realizamos as refeições", destaca a nutricionista.

O ciclo circadiano é o ritmo em que o organismo realiza suas funções em 24 horas: "Sendo influenciado pela luz do ambiente (dia e noite), alimentação, horário de trabalho, exercício físico e sono."

Entenda o que os estudam mostram sobre a Crononutrição

V️eja o que mostram os estudos sobre o melhor horário de consumo dos alimentos e as escolhas feitas ao longo de cada momento do dia.

  • O corpo está mais preparado para digerir e metabolizar alimentos durante o dia, quando os níveis de cortisol e insulina estão mais altos;

  • Pela manhã, ocorre maior aceleração do esvaziamento gástrico, aumento da absorção intestinal, melhor tolerância à glicose, maior gasto energético e intensificação do efeito térmico do alimento;

  • A ingestão excessiva de alimentos à noite, especialmente ricos em carboidratos e gorduras, contribui para o ganho de peso e resistência à insulina.

Quais são os cuidados que devem ser tomados nas refeições a partir das 18h

Conforme a nutri orienta, após as 18h, as refeições devem ser monitoradas em qualidade e quantidade. A dica é consumir refeições com menor densidade energética. "Refeições ricas em proteínas e gorduras possuem digestão mais lenta, lentificando o processo absortivo", explica ela.

A qualidade e a quantidade de horas de sono também merecem atenção: "Evite alimentos ou substâncias estimulantes, como chá verde, mate e café após às 18 horas. Faça higiene do sono."

Ela lembra, entretanto, que cada indivíduo tem um ritmo circadiano diferente, e isso vai de acordo com seu estilo de vida, incluindo padrão de sono, prática esportiva e até o cronotipo (se a pessoa é mais ativa pela manhã ou à noite).

"A prescrição da dieta e de suplementos devem ser realizados de acordo com estilo de vida, história clínica, hábito alimentar e prática de exercício físico", explica a especialista.

Se o indivíduo pratica exercício físico muito cedo, como por exemplo ciclismo às 4 horas da manhã, e não consegue se alimentar muito bem antes do treinamento, pode ser indicado maior quantidade de carboidratos na última refeição antes de dormir, aponta.

Veja mais!

Chá da manhã, da tarde e da noite: essas são as ervas ideais para cada horário do dia

Leia antes de dormir: esses são os alimentos que ajudam ou prejudicam seu sono

Temas relacionados