A combinação de carne-seca com abóbora, ou de jabá com jerimum como é mais conhecida no nordeste, é um clássico da gastronomia brasileira que merece mais atenção e reconhecimento por ser incrivelmente gostoso e surpreendentemente versátil. É possível preparar muitos pratos usando esses dois ingredientes saborosos, desde escondidinho até a nhoque. Para você que ainda está por fora e nunca experimentou essa mistura, o TudoGostoso preparou uma lista com 15 receitas de jabá com jerimum para fazer e se deliciar. Confira!
Veja receitas incríveis usando a combinação de carne-seca com abóbora, ou jabá com jerimum!
Jabá com jerimum: uma herança indígena, portuguesa e africana
O jabá com jerimum é um prato feito de abóbora cozida junto com a carne-seca, muito apreciado na região nordeste no país. Sua origem é bem incerta, mas acredita-se que seja uma mistura das culinárias indígena, portuguesa e africana. Jabá, inclusive, é um termo indígena derivado de Yupi, que em tupi-guarani significa fugir ou esconder. Não é à toa que uma das versões mais populares dessa combinação é o escondidinho. Se, assim como a gente, você já está com água na boca, então chegou a hora de mostrar os quitutes mais gostosos do nosso site. Veja a seguir!
Receitas de carne-seca com abóbora
O clássico jabá com jerimum, como falamos antes, é quando a abóbora é cozida junto a carne-seca, gerando uma mistura de sabores incrível. Então é claro que essa receita não ficaria de fora, não é mesmo?
Existem muitas interpretações diferentes e deliciosas do clássico e uma delas é servir a abóbora recheada com jabá. Ainda economiza o uso do refratário, viu!
Uma receita que mistura diversos preparos gastronômicos, esse souflé é perfeito para o almoço ou para um jantar mais leve.
Quem adora quando o inverno chega para poder se deliciar com as sopas creme precisa experimentar essa versão deliciosa. Para deixá-la ainda mais gostosa, que tal servir no pão italiano?
A sopa de jabá com jerimum vai ser sucesso na sua casa!
Para quem prefere a carne-seca desfiada em vez de picada, essa é uma ótima opção! Para acompanhar, saladas, arroz e farofa são sempre bem-vindos.
E que tal servir um jerimum recheado e ainda incrementado com o nosso querido e amado requeijão catupiry? Fica até difícil de resistir uma provinha antes de colocar na mesa.
Para quem prefere receitas mais cremosas, o TudoGostoso também ensina como fazer uma versão com creme de leite do prato tradicional.
Carreteiro já usa carne-seca normalmente, adicionando abóbora então só podia dar bom! O uso do arroz arbóreo ainda deixa o prato mais sofisticado, perfeito para um jantar entre amigos.
Até petisco tem na nossa lista de jabá com jerimum. Basta seguir os passos do vídeo-receita para garantir um aperitivo que vai dar o que falar.
Se é possível fazer quiche com qualquer recheio, então é claro que o brasileiro ia juntar dois ingredientes tão amados por aqui! Para a refeição não pesar tanto, escolha servir junto com salada verde crua.
Para quem não resiste uma torta salgada, essa receita gostosa vai se tornar o seu novo sabor de torta salgada favorito!
Da Itália diretamente para o Brasil, o tradicional nhoque deixa de ser feito com batata para ser feito com jerimum. E para acompanhar, é claro que o molho vai ser com jabá!
A gente não cansa de contar que purê não é só de batata, não, viu? E o purê de abóbora é uma excelente forma de variar o cardápio, combinado com carne-seca então. Mas não precisa ficar preso ao jabá, não! O purê de abóbora também fica supergostoso servido com peixes e frutos do mar.
Mais um risoto, dessa vez ainda mais incrementado e sofisticado para quem quer impressionar todos os convidados com os dotes culinários!
Para finalizar essa lista com chave de ouro não poderíamos deixar de colocar o maior, o melhor, o mais querido: escondidinho!
Veja mais:
Como torrar semente de abóbora: faça um petisco delicioso
Paçoca salgada de carne seca: como fazer essa receita típica brasileira