A culinária brasileira é muito rica e versátil com seus ingredientes. Além da paçoca doce, feita de amendoim, também existe a paçoca salgada na nossa culinária. Ela é um prato muito comum no cerrado e no norte do país, feita com carne seca (às vezes carne de sol) e farinha de mandioca. A paçoca salgada de carne seca é uma receita muito fácil de fazer e precisa de poucos ingredientes. Hoje o TudoGostoso irá ensinar como fazer paçoca salgada de carne seca e contar algumas curiosidades sobre esse prato típico brasileiro. Vem com a gente!
A paçoca salgada de carne seca é um prato típico brasileiro muito fácil de fazer
Origem e curiosidades da paçoca salgada de carne seca
A paçoca salgada de carne seca pode ser encontrada em quase todos os estados do Brasil, apesar de ser mais comum no cerrado e no norte. Ela tem suas raízes na culinária indígena, que tinham a mandioca como base de sua alimentação, e até hoje a receita se mantém praticamente igual à original: uma farofa feita à base de farinha de mandioca e carnes ou peixes esmagados. Aliás, a palavra paçoca tem origem na língua Tupi, e significa pilar, esmagar, esmigalhar. Originalmente, os ingredientes da paçoca salgada eram esmagados no pilão mesmo, mas como avanço da tecnologia, muita gente utiliza o processador para facilitar o preparo.
O prato começou a ser popularizado pelo país há muito tempo, lá durante o século XVII, com os tropeiros. Durante as viagens longas que as caravanas enfrentavam para entregar produtos que abasteciam as regiões centrais do país, os tropeiros, que eram os comandantes das caravanas, precisavam preparar refeições que fossem fáceis de preparar porém muito nutritivas, e que pudessem ser transportadas nas tropas de animais. Além disso, essas comidas também precisavam ser resistentes, não poderiam estragar com facilidade, que é o caso da mandioca e da carne seca. A carne seca podia ser substituída por diferentes tipos de carne, e é até hoje em todo país, mas a mistura sempre precisava de algum tipo de farinha como de mandioca ou de milho, ou até mesmo as duas juntas.
A paçoca salgada é feita com farinha de mandioca ou farinha de milho
Dessa forma, a paçoca salgada começou a ser conhecida como uma comida tropeira junto com o feijão-tropeiro e o arroz carreteiro, por exemplo. A paçoca de carne seca pode ser servida pura ou com alguns acompanhamentos, como arroz branco, couve mineira, e um acompanhamento típico pernambucano que é o purê de banana da terra.
A maior paçoca salgada do mundo pesa 1.131 kg!
Isso mesmo! A maior paçoca salgada do mundo pesa mais de 1 tonelada e é, claro, um recorde brasileiro. No último dia 18, a maior paçoca de carne seca do mundo foi distribuída de graça para quem estava presente no arraial de Boa Vista Junina, em Roraima. Foram necessários 700 kg de carne seca, 400 kg de farinha amarela, 40 litros de óleo e 80 kg de cebola.
Ela começou a ser pesada oficialmente às 19h e distribuída às 19h20. Já deu para imaginar a fila, né? Foi bem grande, e chegou até a atingir um dos portões do evento! O prato superou o próprio recorde anterior de 1.050 kg de paçoca de carne seca, em 2019.
Até o local do preparo foi pensado para homenagear a iguaria: tratava-se de um cenário com imitações das casas de farinha tradicionais que eram bem comuns das áreas rurais e indígenas de Roraima. A tradição começou em 2015, quando a prefeitura da cidade decidiu servir, gratuitamente, a paçoca salgada de carne seca na festa junina. Desde então, eles procuram bater o próprio recorde.
A carne seca é um dos tipos de carnes mais utilizados no preparo da paçoca salgada
Receita de paçoca salgada de carne seca
Agora vamos a melhor parte, não é mesmo? Aprender a preparar essa receita deliciosa! Para isso, você irá precisar de 1/2 kg de carne seca, 2 dentes de alho, 1 cebola, 1 pimenta dedo-de-moça, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca, 1 maço de cebolinha picada e cheiro verde a gosto. Caso você não goste de comida muito apimentada, basta não adicionar a pimenta dedo-de-moça.
O passo a passo dessa receita é bem fácil. Comece cortando a carne seca em pedacinhos e cozinhe para que ela fique macia e remova o excesso de sal. Em seguida, adicione o óleo, a carne seca cozida e picada e o alho amassado em uma panela. Frite bem e acrescente a cebola picada. Refogue em fogo médio até dourar bem.
O próximo passo da receita é colocar a carne no pilão e amassar bem, adicionando a farinha de mandioca, a pimenta e o cheiro verde até formar uma mistura bem uniforme. Se você não tiver um pilão, não precisa se preocupar! É possível preparar a receita de paçoca salgada de carne seca no liquidificador: basta bater a carne junto com a farinha, a pimenta e o cheiro verde. Bata bem!
Está pronta sua paçoca salgada de carne seca. Viu como é fácil de fazer? Agora é só servir!
A paçoca salgada de carne seca é um prato delicioso, nutritivo e com alta durabilidade