A ceia natalina é o momento de reunir a família ao redor de uma mesa farta com bastante comida para todos os gostos. Um prato que não pode faltar é aquela farofa de Natal bem brasileira que combina perfeitamente com com o prato principal de carne, não importa se é peru, Chester ou tender.
Servir farofa na ceia faz tanta parte da tradição desta época quanto colocar uva passa no arroz ou disputar para pegar a última fatia do panetone no Natal. Se você quer experimentar uma receita de farofa diferente neste fim de ano, confira no TudoGostoso 10 receitas natalinas que são sucesso garantido na mesa!
Farofa de Natal é sucesso garantido na sua ceia de final de ano
A farofa de Natal é um acompanhamento que não pode faltar em nenhuma ceia
Por que comemos farofa no Natal?
Não existe uma explicação direta. Diferentemente do peru que vem dos Estados Unidos ou do panetone que é italiano, a farofa é um prato tradicional brasileiro e não tem uma ligação direta com as datas festivas. Os povos indígenas tradicionais da América do Sul já faziam a receita há séculos e os portugueses adotaram durante as viagens pelo continente.
A farofa passou a ser usada como acompanhamento de refeições encorpadas, harmonizando muito bem com o sabor das carnes, seja em um pratofeito, seja em um churrasco. Por causa disso, foi um movimento natural levar a guarnição para a mesa da ceia de Natal ao lado do arroz, da batata e do molho que ficam ao redor do prato principal de carne.
Qual é o ponto da farofa de Natal perfeita?
O ponto da farofa de Natal vai muito de gosto para gosto. Tem gente que prefere mais seca ou mais úmida, mas uma das receitas que mais conquista o paladar das pessoas é aquela que encontrar o equilíbrio com uma farofa crocante e molhadinha ao mesmo tempo.
Para deixar crocante, o truque é começar tostando a farinha pura em uma frigideira até que fique com um ligeiro tom de marrom. Já a dica para deixar a farofa molhadinha é acrescentar um pouco de gordura em forma de manteiga ou azeite. A própria gordura do bacon dá esse efeito. Combinando os dois truques, você terá uma farofa de Natal irresistível sempre!
Pode usar a farofa de Natal para rechear o peru?
Sim! As receitas de farofa de Natal do TudoGostoso podem ser servidas como um acompanhamento à parte ou então podem ser usadas como recheio do peru, do Chester ou de uma carne similar. Assim a farinha tosta junto com a carne e pega um sabor extra dela no forno.
10 receitas de farofa de Natal para escolher a melhor para a sua família
Não importa a receita, o que importa é garantir a farofa na sua ceia
A receita de farofa fácil de Natal já diz no nome: ela é tão simples e prática que fica pronta em 10 minutinhos. A lista de ingredientes pode até parecer comprida, mas são itens comuns em qualquer cozinha e para preparar é só juntar tudo.
Uma boa farofa de Natal não precisa de muito para ficar gostosa. Colocar uva passa na receita de uma farofa tradicional já faz o trabalho de dar um ar mais festivo para o preparo tão comum no dia a dia do brasileiro.
Se você quiser deixar seus convidados sem palavras na ceia de Natal ou até na ceia de Ano Novo, o jeito é preparar a farofa com vários ingredientes, principalmente os mais típicos das festas. Além do bacon e da linguiça, essa receita leva uva passas, ameixa e muitos condimentos, como o tempero baiano.
Tem receio de se enrolar com muitos ingredientes? Esta receita de farofa de Natal só leva 5 ingredientes para não ter desculpa para não fazer. Tudo que precisa é de farinha de milho amarela, azeitonas verdes, bacon, azeite e cebola.
Se você está seguindo a tradição de comer peru no Natal, vale a pena preparar uma farofa que combine com o sabor mais forte desta carne. A pimenta, o alho e o cheiro verde dão um toque picante que cai muito bem nesta guarnição.
A farofa e o peru de Natal se complementam bem em sabor e textura
O equilíbrio do tempero é essencial para a sua farofa ficar nem salgada demais e nem totalmente sem graça. Mas isso não significa que você precisa colocar todos os temperos da cozinha na panela. Aposte em ingredientes mais saborosos que a mistura ficará muito gostosa.
Você não economiza nos preparos especiais da ceia natalina? Então vai adorar esta receita que não é cara em valor, mas é rica em sabor. Além dos ingredientes tradicionais da receita, esta farofa tem o picante de uma pimenta dedo-de-moça, a crocância de amêndoas, amendoins e castanhas em pedaços e a acidez de um abacaxi.
A farofa já é uma receita típica brasileira, mas ela pode ganhar um toque regional com ingredientes nordestinos. Em vez da farinha específica para farofa, você usa o próprio cuscuz de um cuscuz nordestino. A carne de sol e o charque substituem a linguiça, mas o bacon ainda é bem-vindo.
Receitas que possuem um toque adocicado ficam ótimos com as carnes brancas do Natal, é por isso que virou costume colocar uva passa em tudo. Para dar essas notas doces sem perder o salgado da farofa, o segredo é botar, além das passas, damasco e amêndoas.
Quem tem família grande precisa garantir que terá bastante comida para servir todo mundo. Não basta colocar mais farinha para a farofa render bem, precisa caprichar nos complementos como cebola, cenoura e calabresa. Assim nem mesmo quem chegar atrasado vai passar vontade.
Veja mais:
Arroz de Natal: 11 receitas diferentes para quem foge do arroz com passas
Truque para não queimar a coxa do peru de Natal