Uma farofa molhadinha é muito mais gostosa
Quem não gosta de farofa? Ela é uma das comidas preferidas dos brasileiros, um acompanhamento típico que não pode ficar de fora dos almoços por aqui. Ela pode ser incrementada de diversas formas, com alho, pimentão, banana, cenoura... Mas como fazer para a farofa ficar molhadinha e saborosa - por que ninguém merece uma farofa seca e sem tempero, não é mesmo? Pensando nisso, nós aqui do TudoGostoso vamos te dar algumas dicas para a sua farofa sair sempre úmida e gostosa.
Mexa a sua farofa em fogo baixo
A farofa pode ser feita com farinha de mandioca ou farinha de milho e requer cuidado na hora de torrar. Não deixe o fogo alto pois ela corre o risco de queimar e irá ressecar em pouco tempo. Por isso, deixe o fogo bem baixinho e mexa sempre para que não grude no fundo na panela.
Incrementar a farofa pode dar uma ajudinha a mais
Para deixar a sua farofa sempre úmida, você pode acrescentar um pouco de manteiga ou azeite no preparo. Ingredientes com gordura também ajudam a dar mais sabor e umidade, como bacon e linguiça. Você também pode acrescentar molhos de carne, frango e legumes, mas atente-se à quantidade, pois pode virar um caldo e não uma farofa. Outros ingredientes podem trazer mais umidade à farofa, use e abuse de misturas com cenoura, tomate, ovo e muito mais.
A sua farofa pode ser incrementada de diversas maneiras
Agora que você já sabe as dicas para uma farofa perfeita, que tal aprender algumas receitas diferentes?
Farofa com bacon
Farofa com bacon é uma delícia que precisa estar na sua mesa! Para preparar você só precisa dourar o bacon cortado em cubos, e sem eliminar a gordura, refogar um poco de cebola até que ela fique bem macia. Adicione aos poucos farinha de mandioca, mexendo sem parar. Ao final, acrescente salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Você não vai querer sabe de outra farofa.
Farofa de banana
Outra versão que você tem que experimentar é essa farofa de banana. Para quem gosta de misturar sabores doces e salgados, ela é perfeita! Adicione a banana cortada após refogar a cebola, depois acrescente a farinha e pronto! Um ótimo acompanhamento para o seu almoço ficar ainda mais especial.