• Entrar
  • Cadastrar
Existe pimentão macho ou fêmea? Entenda a polêmica sobre o formato do alimento e se há diferença no sabor

Descubra se o formato do pimentão define se o alimento é macho e fêmea e se essa carcaterística altera o sabor

Pimentão tem sexo? Entenda a polêmica sobre o alimento ser macho ou fêmea (Crédito: Shutterstock)

Você já ouviu por aí essa história de que pimentão pode ser macho ou fêmea? A curiosidade começou a ser compartilhada nas redes sociais com a descrição de que essa característica poderia ser determinada dependendo da quantidade de lóculos (pézinhos) presentes na parte de baixo do alimento. Pimentões masculinos teriam três pés e os femininos, quatro. Na teoria, essas características mudariam até o sabor da hortaliça.

A verdade, porém, é bem diferente. O pimentão é hermafrodita, o que significa que ele produz gametas femininos e masculinos. A flor é tão completa que se autopoliniza. A quantidade de pés é algo puramente genético e não tem relação nenhuma com um suposto sexo.

Em relação ao sabor, o que mais interfere nessa característica é a cor do pimentão. O verde é o mais forte, enquanto o amarelo e o vermelho são mais suaves. vale ressaltar que a cor tem relação com o estágio de maturação. O verde é colhido antes de amadurecer por completo e passar pelos estágios de coloração amarela e vermelha.

Benefícios do pimentão

Independente dos mitos envolvendo o alimento, o pimentão é cheio de benefícios e deve ser incluído na dieta. A hortaliça é rica em antioxidantes, é fonte de vitamina B6 e magnésio e ainda possui poucas calorias. O consumo de alimento está associado a propriedades anti-inflamatórias, melhora na saúde dos olhos, aumento da imunidade, redução do colesterol ruim e fortalecimento dos ossos e dentes.

Receitas com pimentão

Agora que você já desvendou mitos sobre o pímentão e conhece os benefícios do alimento, que tal aprender alguma receitas com o ingrediente? Confira algumas opções a seguir!

Pimentão recheado com carne moída
Picadinho de frango com pimentão
Salada de berinjela com pimentão
Refogado de pimentão
Moqueca de peixe fácil
Antepasto de pimentão
Arroz com pimentão
Bife ao molho de tomate com pimentão
Peixe com pimentão

Veja mais
Corte pimentão MIL vezes mais rápido com esse truque inédito e superprático
Picância sem pimenta: descubra tempero versátil e veja 3 receitas deliciosas com o ingrediente


Temas relacionados