• Entrar
  • Cadastrar
Erro antes de assar o peixe altera totalmente o sabor do prato. Veja o segredo para o tempero dar certo!
Fazer o peixe assado inteiro é uma das receitas mais adoradas usando o ingrediente, mas alguns maus hábitos mais atrapalham o sabor do que ajudam

Como você prefere comer peixe? Cru em um sushi simples, em forma de um petisco de peixe ou naquela moqueca irresistível? E que tal um peixeassado? Tem muita gente que adora esse prato, mas muitas outras acham sem gosto. Você sabia que o motivo para ele não ter tanto sabor pode ser a forma que você o prepara? Tem gente que acredita que fazer cortes antes de assar é o ideal para absorver o sabor, mas não é verdade! Entenda no TudoGostoso por quais motivos você não deve fazer cortes no peixe antes de assar e saiba como realmente tirar mais sabor do preparo.

Fazer cortes no peixe antes de assar não é uma boa técnica na cozinha

peixe assado com cortes em um prato Fazer cortes no peixe inteiro é um hábito comum, mas que não funciona

Quais os benefícios de comer peixe assado?

Não é de hoje que sabemos que comer peixe faz bem para a saúde. A carne magra tem pouca gordura e muita proteína, além de nutrientes importantes como ômega 3, vitaminas C, D e E, minerais e antioxidantes. Dependendo da forma de preparo, partes destes nutrientes são reduzidos e o peixe não é tão bem aproveitado.

Normalmente, quanto mais cozido e mais processado, menos saudável ele ficará. O peixe assado é uma das melhores maneiras de preparar essa carne saudável para preservar todos esses benefícios e ainda apreciar um prato quente em vez da forma crua.

Por que é errado fazer cortes no peixe antes de assar?

Antes de assar, o peixe deve ser temperado. Tem gente que acredita que fazer cortes superficiais na lateral fará com que ele absorva melhor esses sabores. Mas não é o que acontece. Não só os temperos não vão entrar no peixe como imaginam como ele vai perder mais água e seu aroma irá embora junto com seu suco.

Assim, ao fazer cortes em um peixe inteiro antes de assar, ou até mesmo grelhar, você não terá um prato mais gostoso, e sim uma carne mais seca, menos aromática e menos saborosa. Então se você acha peixe assado sem graça e sem gosto, o motivo pode estar nesse mau hábito da cozinha.

Qual o melhor peixe para ir ao forno?

Para o seu peixe assado ficar bem gostoso, é importante saber escolher o melhor tipo. O bacalhau é o rei dos preparos com peixe no Brasil e em Portugal como a bacalhoada e o bolinho de bacalhau não deixam mentir. Ele funciona igualmente bem assado inteiro. O robalo é um peixe de carne firme que funciona bem assado e a pescada tem ainda menos gordura para render um prato mais saudável. Esses são os melhores, mas não os únicos, peixes que podem ser assados.

dois peixes com limão por cima Peixes como robalo, bacalhau e pescada são ótimos para assar

Como deixar o peixe assado mais saboroso?

O segredo para deixar o peixe assado inteiro mais gostoso sem cortar ele todo é aproveitar o corte da barriga. Para cozinhar um peixe inteiro já é necessário fazer um corte na barriga para remover as vísceras e os espinhos. Aproveite essa abertura para colocar as clássicas rodelas de limão e seus temperos favoritos, como sal, pimenta-do-reino e ervas finas.

Tenha cuidado para não abrir demais e, em seguida, feche o peixe para que a abertura fique menor e menos suco escape no forno. Esse método não apenas aproveita uma abertura que já é feita no peixe como é perfeito para inserir os sabores bem no meio da carne, justamente a parte mais suculenta do peixe.

Receitas de peixe assado para fazer em casa com muito sabor

Peixe assado

Esta receita simples pode ser utilizada para levar vários peixes ao forno, como linguado, namorado e dourado além da pescada e do robalo.

Pescada no forno

Como a pescada é um peixe mais saudável, aposte no preparo com mais legumes como pimentão e tomate para um prato bem leve e nutritivo.

Robalo assado com farofa de castanhas

Em vez de usar a abertura para botar apenas os temperos, aproveite para rechear com uma farofa de castanhas bem crocante.

Peixe caranha assado com recheio

Se quiser um peixe diferente, experimente assar a caranha, um peixe bem típico da costa brasileira que fica bom ao forno e recheado.

Tainha assada

Uma forma de deixar a sua tainha assada saborosa é marinando de véspera e usando alecrim quando for assar.

Veja mais:

Truque do leite deixa o peixe congelado com sabor de fresco

Como assar peixe na airfryer sem deixar o alimento seco ou grudado na fritadeira

Você já comeu piranha? Saiba tudo sobre esse peixe polêmico

Temas relacionados