O açúcar é um dos ingredientes mais importantes na cozinha, imprescindível no preparo de várias receitas. Porém, fique atento aos diferentes tipos e como utilizar cada um. É importante lembrar a quantidade de açúcar, que você consome e assim você não terá nenhum problema com sua saúde. Conheça as principais diferenças entre o açúcar de confeiteiro e o impalpável e aproveite melhor esses aliados!
Existe no mercado uma grande variedade de açúcar, para você saber a diferença de cada um, confira!
Saiba de onde veio a confusão entre o açúcar de confeiteiro e o impalpável
A confusão entre o açúcar de confeiteiro e o impalpável começou nos Estados Unidos, já que nas terras do Tio Sam os dois açúcares possuem o mesmo nome. Mas, no Brasil, para conseguir diferenciar, basta ver se na composição do açúcar está o amido: caso positivo, ele é impalpável, se não, é o de confeiteiro.
Conheça a principal diferença entre os dois açúcares
Além de um possuir em sua composição o amido e o outro não, podemos notar que eles podem ser diferenciados pelo tamanho do grão e como são feitos. O açúcar de confeiteiro costuma ser bem mais fino do que o impalpável, que ainda é misturado pelo amido de milho.
O açúcar é um dos principais ingredientes para quem prepara doces, por isso conheça as suas diferenças!
O açúcar de confeiteiro pode ser utilizado em confeitarias e padarias
O açúcar de confeiteiro tem uma textura fina, além de ser bem branquinho - ele lembra muito o aspecto de talco. Ele se dissolve facilmente, assim como o açúcar refinado. O melhor de tudo é que esse açúcar não deixa pedras e por isso funciona perfeitamente com várias receitas.
O açúcar impalpável, por sua vez, é misturado com o amido de milho
No açúcar impalpável há aproximadamente 3% de amido de milho em sua composição. Dessa forma, esse açúcar consegue ser ainda mais fino que os outros tipos, como o açúcar de confeiteiro. Normalmente, ele é utilizado em padarias e confeitarias e também para a decoração de doces por conseguir ter baixa umidade. Graças ao amido de milho, ele fica bem soltinho e forma misturas homogêneas.
Como podemos utilizar os açúcares nas receitas
Agora que você conhece a diferença entre eles, saiba como utilizá-los no preparo de doces deliciosos! O açúcar impalpável não empelota, mesmo em baixa umidade. Ele pode ser utilizado no preparo de deliciosos macarons, coberturas de doces e glacês para bolo. O açúcar de confeiteiro é ótimo para preparar chantilli e até glacês, que forem mais homogêneos. Além disso, você pode decorar biscoitos e bolos, deixando eles ainda mais charmosos.
Confira algumas sobremesas deliciosas com o açúcar de confeiteiro:
Aqui, o docinho típico de casamento ganha uma nova apresentação.
Massa levinha, com recheio de doce de leite e o toque final do açúcar de confeiteiro.
O famoso doce fica muito bom também no sabor laranja.
Com massa folhada, esse doce fica perfeito com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.
Bolinho de chuva já é uma perdição, com brigadeiro então...experimente!
Aprenda a fazer o clássico sonho de padaria na travessa:
https://www.youtube.com/watch?v=9kSZbo1hM0o