Os fãs de confeitaria já devem ter se deparado com esses ingredientes nas receitas: açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável. Você sabe qual a diferença entre eles? Há quem diga que são a mesma coisa e a essa confusção aocntece porque podem ser usados em modos de preparo bastante parecidos. Um deles, porém, é misturado com um ingrediente que pode fazer toda a diferença na textura da massa ou cobertura de uma sobremesa. Quer saber qual? Confira a seguir as características de cada um e não erre mais na hora de escolher!
Açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável: saiba a diferença e como usar cada ingrediente
O que é açúcar de confeiteiro?
O açúcar de confeiteiro é um açúcar refinado moído até alcançar a textura de cristais bastante finos, uma aparência que até lembra talco. É uma boa pedida para fazer sobremesas porque dissolve com facilidade e permite preparos delicados de glacês, chantilly e coberturas.
O açúcar de confeiteiro também é muito utilizado para decorar bolos e tortas. O ingrediente costuma ser peneirado por cima do doce e pode ser misturado com corantes e até purpurina comestível! É um detalhe que dá um toque especial e faz diferença na apresentação de uma receita de confeitaria profissional.
O que é açúcar impalpável?
O açúcar impalpável também é bastante fino, mas tem como diferencial a presença de até 3% de amido na composição, um item bastante usado como espessante na culinária. O amido no açúcar garante que ele fique mais solto, macio e menos doce em comparação com as versões mais tradicionais do adoçante.
Importante resslatar que o impalpável não absorve a gordura do doce e tem menos chance de criar grumos. Também é uma ótima pedida para polvilhar por cima das sobremesas ou em receitas de coberturas e glacês.
Quando usar açúcar de confeiteiro ou impalpável?
De forma geral, o açúcar de confeiteiro e o impalpável podem ser usados da mesma forma, mas é sempre bom fazer testes para garantir que a receita vai dar certo. Como o açúcar impalpável é ainda mais fino, leve e solto que o de confeiteiro, é uma ótima pedida para preparos bastante delicados. É o caso dos macarons, por exemplo.
É comum encontrar nas prateleiras dos mercados brasileiros a versão com amido sendo identificada como o nome da outra que não tem o ingrediente, gerando ainda mais confusão sobre o uso. No exterior, inclusive, há países em que o açúcar de confeiteiro só é encontrado com o amido na composição, não há diferença entre os dois ingredientes. Fique sempre de olho no rótulo!
Veja mais
Alimentos fermentados ou em conserva? Entenda de uma vez por todas as diferenças e o modo de preparo de cada um
Como desenformar bolos e tortas sem sufoco: aprenda já esse truque fácil e prático!