O açúcar é um daqueles ingredientes básicos que, com certeza, tem um espacinho reservado no seu armário. Mas você sabia que esse ingrediente pode ir muito além da função de apenas adoçar — ou equilibrar — o sabor dos pratos? Pois é, caros leitores: se você ama confeitaria ou curte uma decoração caprichada dos pratos, saiba que você só precisa de açúcar branco e água para obter diferentes pontos do açúcar que vão deixar suas receitas incríveis e dignas de encher os olhos! Se você ficou curioso e quer saber mais sobre do que o açúcar é capaz, pegue 1 parte de açúcar para 2 partes de água, coloque para ferver na panela e confira a seguir qual dessas texturas dos 9 pontos do açúcar é o sua favorita!
Açúcar e água fervendo na panela
Pontos do açúcar
Ponto de fio fino
É o ponto ideal para formar as caldas de açúcar. Basta levar o açúcar branco e a água para ferver até que o açúcar estiver totalmente dissolvido. Entre todos os pontos, ele é o que é atingido com a temperatura mais baixa — por volta de 101 a 103º C.
Ponto de pérola
A mistura de açúcar e água atinge esse ponto ao chegar a temperatura de 108º C, o que pode levar cerca de 5 minutos após ferver. Você pode perceber que atingiu esse ponto quando a calda começar a cair da colher em um formato de gotas um pouco mais densas, como se fossem fios formando pérolas nas pontas.
Ponto de estrada
Esse ponto é bem fácil de ser identificado! O ponto de estrada é obtido quando, ao passar a colher pela mistura do açúcar com a água, for possível formar uma estrada e ver o fundo da panela — ou do recipiente onde você colocou a mistura. Esse ponto é atingido por volta dos 110º C e é muito utilizado no preparo de compotas.
Termômetro próprio para culinária sendo utilizado para medir a temperatura da calda
Ponto assoprado
Você vai precisar de uma escumadeira de metal para identificar esse ponto. Basta você mergulhar a escumadeira na mistura do açúcar e água fervendo e, em seguida, levantar a escumadeira e soprá-la com força. Se bolhas se formarem, você atingiu o ponto assoprado!
Ponto de espadana
Esse ponto é obtido quando, ao pegar uma quantidade da mistura e jogá-la na panela, a calda escorre não mais como um fio, mas sim, como uma fita larga. Isso é sinal de que ela já está cada vez mais densa à medida que ferve. Esse ponto é uma boa pedida para cristalizar frutas!
Ponto de bola mole
Esse ponto é ideal para fazer o famoso merengue italiano. Você pode identificá-lo pegando um pouco da calda e colocando-a dentro de um copo com água bem gelada. Dessa forma, a calda se transformará em uma espécie de "massa" que você poderá moldar com as suas mãos de acordo com o formato de sua preferência.
Açúcar sendo adicionado à panela com água
Ponto de rebuçado (ou bola dura)
Com a mistura de água e açúcar fervendo, sua textura vai tornando-se ainda mais densa. Assim como no passo anterior, basta colocar o pouco da calda em um copo com água fria que se formará uma pasta! Ao retirar a pasta da colher com as mãos, também se formará uma bola, porém ela não será maleável como a anterior.
Ponto de areia
Esse ponto será atingido quando a calda de açúcar começar a secar nas bordas da panela, assemelhando-se à textura de areia. Geralmente esse ponto é atingido à temperatura de 141º C.
Ponto caramelo
Para caramelizar seus pratos não é complicado. Ao colocar o açúcar e a água no fogo, o segredo é mexer sem parar até obter uma calda mais densa. Para obter esse ponto, é necessário chegar à temperatura de 145º C! Por isso, paciência é a chave do sucesso para a mistura chegar a essa temperatura e resultar nesse ponto.
Calda de açúcar começando a caramelizar