• Entrar
  • Cadastrar
8 comidas que combatem a dor e são fáceis de incluir na alimentação, aproveite os muitos benefícios!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Aproveite ao máximo esses alimentos que têm na sua casa e se livre dos incômodos no corpo

8 comidas que combatem a dor e são fáceis de incluir na alimentação, aproveite os muitos benefícios!

Conheça os efeitos desses alimentos no combate a dor e incômodos (Foto: Shutterstock; destaque: Canva)

Muitos alimentos são verdadeiros aliados no alívio de dores e você nem imagina. E o mais curioso é que vários deles podem estar presentes na sua cozinha, mas não são bem aproveitados como poderiam. 

O site Webmd, especializado em informações sobre medicina e cuidados com a saúde, listou os alimentos que têm o poder de remédios naturais e que você deveria incluir à sua dieta.

Além de serem bastante comuns no Brasil, alguns desses alimentos têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas, são ricos em ácidos graxos ômega 3, entre outros compostos benéficos para a saúde. 

Confira essa lista com 8 ingredientes que combatem a dor e são fáceis de incorporar à dieta!

Conheça 8 alimentos que combatem a dor e entenda os motivos  

Aprenda a incluir esses alimentos na sua rotina e aproveite todos os seus benefícios, inclusive os efeitos para além das dores e incômodos.

1. Gengibre

O gengibre, um elemento básico da medicina tradicional, é conhecido por suas propriedades antináuseas e calmantes para o estômago. Pesquisas indicam que ele pode também aliviar a dor da cólica menstrual.

2. Mirtilos

Os mirtilos são ricos em fitonutrientes que combatem a inflamação e reduzem a dor. Quando não estão na temporada, os mirtilos congelados podem ter tantos ou mais nutrientes que os frescos.

Outras frutas com antioxidantes, como morangos e laranjas, também oferecem um efeito calmante semelhante. 

3. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de magnésio, que pode reduzir enxaquecas e ajudar a prevenir e tratar a osteoporose, embora não previna cãibras nas pernas à noite.

Para aumentar a ingestão de magnésio, inclua amêndoas, castanhas de caju, vegetais de folhas verdes escuras, feijões e lentilhas na dieta.

4. Salmão

O salmão, um dos peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, é saudável para o coração e pode aliviar a sensibilidade das articulações em pessoas com artrite reumatoide. Outros peixes de água fria, como atum, sardinha e cavala, também são boas opções.

No entanto, deve-se evitar tilápia e bagre, pois seus altos níveis de ácidos graxos ômega-6 podem aumentar a inflamação.

5. Cúrcuma

O composto do curry, a curcumina, pode reduzir a inflamação do corpo e melhorar a mobilidade em pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite, sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

A pimenta-do-reino pode ajudar na absorção da curcumina. Uma boa opção é consumir uma mistura de especiarias com gengibre e mel em chá.

6. Azeite de oliva extra virgem

O oleocanthal, presente no azeite de oliva extra virgem, tem propriedades anti-inflamatórias e pode aliviar dores nas articulações quando aplicado topicamente. Além disso, o azeite contém lubricina, uma proteína que protege a cartilagem.

Para preservar seus benefícios, é recomendável cozinhar a temperaturas abaixo de 210°C.

7. Pimentas

A capsaicina, presente nas pimentas, tem propriedades analgésicas em cremes e adesivos. Pesquisas iniciais sugerem que consumi-las pode reduzir e prevenir a inflamação, além de induzir a liberação de endorfinas pelo cérebro, bloqueando os sinais de dor a partir da sensação de "queimação".

8. Hortelã

O óleo de hortelã-pimenta alivia cólicas, gases e inchaço associados à síndrome do intestino irritável. O chá de hortelã-pimenta é eficaz como calmante para dores de barriga.

Estudos indicam que o chá de hortelã brasileiro (Hyptnis crenata) pode ser tão eficaz quanto analgésicos prescritos.

Veja mais!

1 folha dessa planta pode transformar a sua vida, é um tesouro no seu quintal

O que acontece com seu corpo se comer semente de abóbora todos os dias? Nutricionista explica os benefícios desse superalimento 

Temas relacionados