
A torta della nonna nada mais é do que uma torta fechada recheada com um creme com toque suave de limão (Créditos: Shutterstock)
A gastronomia italiana está repleta de joias deliciosas. Quer sejam salgados ou doces, ultrapassaram fronteiras e são hoje muito apreciados nas nossas mesas. Se na refeição gostamos de lasanha à bolonhesa ou macarrão à carbonara, na hora da sobremesa saboreamos tiramisù, panetone ou panna cotta, mas você conhece a torta della nonna?
Originária da Toscana, esta “torta da avó”, hoje famosa em toda a Itália, é decorada com creme de confeiteiro com sabor de limão e pinoli. Ou seja, nada mais é do que uma versão diferente da torta de limão tão amada pelos brasileiros. Só de imaginar é o suficiente para fazer você salivar! Aprenda como fazer a torta della nonna, essa torta de limão italiana deliciosa.
Como fazer a torta della nonna
A torta della nonna tem 3 etapas, a primeira da massa de pasta frolla (massa doce para tortas italiana), depois o creme de confeiteiro com aroma de limão e por fim a montagem e decoração. Veja como fazer no passo a passo.
Ingredientes da pasta frolla
- 1 limão
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 7 g de fermento em pó
- 5 gemas médias (ou 4 grandes)
- 200 g de açúcar de confeiteiro
- 200 g de manteiga
- 400g de farinha de trigo
Ingredientes do creme de confeiteiro
- 1/2 limão
- 500 ml de leite
- 40 g de amido de milho
- 100 g de açúcar refinado
- 4 gemas
Ingredientes para finalização
- 1 clara de ovo
- 100 g de pinoli, lâminas de avelã ou outra semente
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
- Comece pela massa: coloque a farinha em uma tigela grande e misture com o fermento, o açúcar. Adicione as raspas de um limão também na mistura.
- Faça um buraco no centro, junte as gemas, a manteiga fria cortada em cubos e a essência de baunilha. Amasse tudo rapidamente à mão puxando de fora para dentro (ou bata no processador de alimentos) até obter uma massa homogênea.
- Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
- Prepare o creme de confeiteiro: coloque o leite em uma panela pequena, junte as cascas de meio limão inteiro (raspas maiores e não ralado) e deixe ferver. Após fervido, retire as raspas (pode passar em peneira se necessário) e mantenha o leite aquecido.
- Despeje as gemas em outra panela, acrescente o açúcar e bata com um fouet até a mistura ficar branca.
- Adicione o amido de milho, bata e despeje gradualmente o leite enquanto mexe. Leve a panela ao fogo e mexa até o creme engrossar.
- Passe o creme para um recipiente grande para facilitar o resfriamento (um refratário de vidro, por exemplo). Cubra com filme plástico e deixe esfriar.
- Prepare a torta: pré-aqueça o forno a 170°C.
- Corte a massa em 2 pedaços, um maior e outro menor (2/3 e 1/3). Abra o pedaço maior com um rolo de cozinha entre duas folhas de papel manteiga com uma espessura de 0,5 cm. Retire a folha de papel manteiga acima do disco de massa e deixe a de baixo. Coloque este disco de massa, com o papel manteiga por baixo, na forma.
- Faça furinhos no fundo com um garfo. Despeje o creme de confeiteiro bem frio no fundo da torta e espalhe bem.
- Abra o restante da massa também com um rolo e entre duas folhas de papel manteiga, retire o papel e cubra a torta com este disco de massa, colocando delicadamente sobre o creme para não amassar. Com os dedos, pressione toda a borda da torta para selar os dois discos de massa. Com uma faca, corte em volta da borda para retirar o excesso de massa, de forma a obter uma borda regular.
- Pincele a superfície da torta com clara de ovo e espalhe os pinolis ou amêndoas. Asse por 50 minutos. Deixe amornar antes de desenformar cuidadosamente a torta sobre uma grade para terminar de refriar.
- Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva quente ou frio.
Dicas para a torta della nonna ficar melhor
Observe atentamente o cozimento da massa: a torta deve estar dourada, mas não deve escurecer muito, para que fique quebradiça ao ser consumida, já que é um tipo de massa quebrada. A torta della nonna fica ainda melhor no dia seguinte e pode ser guardada por até 4 dias na geladeira.
Veja mais:
Meu avô italiano contou quais são as maiores vergonhas que você pode passar em um restaurante
O Gnudi, prato tradicional italiano com queijo ricota, espinafre e parmesão, é tão saboroso que dispensa molho, use apenas um pouco de manteiga
Como fazer uma deliciosa massa podre com azeite para as suas tortas salgadas ou doces?