Muita gente quando faz um macarrão à carbonara já pensa em colocar o creme de leite com bacon e até cogumelos, quando o molho carbonara na sua versão mais tradicional é um molho simples e humilde feito com três ingredientes básicos: ovos, queijo e bacon. Na Itália, o bacon não é o defumado e sim o curado guanciale. O queijo tradicional é o pecorino, mas podemos usar parmesão sem problemas se não encontrarmos essa variedade ou quisermos economizar.
A origem do espaguete à carbonara é muito debatida, o que mais parece ser claro é que o nome carbonara deriva da palavra “carbone”, que em italiano significa carvão. Pode ser porque era um prato típico dos carvoeiros da região, embora provavelmente também seja pela aparência de farelo de carvão que a pimenta-do-reino usada para temperar esta receita dá ao prato.
É um preparo muito simples de fazer da forma tradicional, mas também não tem nada de errado em fazer uma adaptação do clássico. E embora não seja tradicional, também adoramos receitas à carbonara com creme de leite, e você também pode fazer a receita desta forma. Mas hoje o que vamos aprender é como fazer o molho carbonara original para suas massas.
Como fazer molho carbonara tradicional para macarrão
Você não precisa ser um Masterchef para fazer molho à carbonara. Com as dicas certas é fácil de fazer e em 20 minutos você já tem um prato para dois com essa receita.
Ingredientes
- 170 g de macarrão espaguete
- 50 g de queijo parmesão
- 2 gemas
- pimenta-do-reino moída a gosto
- 100 g de bacon
Modo de preparo
O tradicional molho carbonara é “facile, ma non troppo”, que traduzido significa algo como é fácil de preparar, mas nem tanto quanto parece, pois embora os passos sejam simples, devem ser executados com precisão para alcançar o resultado desejado. Para começar, coloque bastante água com sal em uma panela grande, e enquanto isso corte o bacon em tiras e doure em outra frigideira. Reserve o bacon quando estiver dourado.
Enquanto a água da panela ainda esquenta, em uma tigela bata as gemas dos dois ovos e adicione o queijo ralado junto com uma pitada de sal e de pimenta. Algumas pessoas também usam as claras (ou só metade das claras), mas eu gosto só com as gemas, reservando as claras para fazer uma sobremesa ou uma omelete leve com elas outro dia.
Quando a água ferver acrescente o macarrão, cozinhe pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente e escorra. Sem deixar o macarrão esfriar, coloque a massa escorrida de volta na panela agora sem a água e misture com o ovo batido com queijo.
Esse molho será cozido com o calor restante da massa e da panela, sem necessidade de levar ao fogo, até adquirir sua característica cor amarela. Acrescente o bacon que você dourou, um pouco mais de queijo pecorino ou parmesão que tiver para complementar e finalize com mais algumas pitadas de pimenta para dar o toque final no sabor e na “aparência de carvão” da nossa carbonara.
Como acompanhar o tradicional molho carbonara
O tradicional molho carbonara é perfeito para todas as variedades de massas longas, sendo o espaguete à carbonara a sua versão mais clássica, embora também seja comum encontrar talharim à carbonara. Não importa a massa, só não se esqueça de fazer esta receita deliciosa na sua forma tradicional, que também é muito mais leve e saudável do que a que costuma ser preparada com creme de leite. Experimente e vai se surpreender!
Veja mais:
Carbonara de chef com ingredientes brasileiros: Claude Troisgros ensina o segredo para o prato perfeito!
Macarrão cremoso de verdade só com essa receita: tem muito queijo, bacon e um ingrediente secreto que torna esse molho mais que especial
Já imaginou uma pizza à carbonara? O TudoGostoso te ensina a misturar esses sabores INCRÍVEIS