• Entrar
  • Cadastrar
Carbonara de chef com ingredientes brasileiros: Claude Troisgros ensina o segredo para o prato perfeito!

Aprenda como fazer um carbonara abrasileirado com o chef Claude Troisgros! 

Carbonara com penne e carne-seca: receita do ilustre chef francês Claude Troisgros! (Créditos: Shutterstock/Reprodução Instagram)

Não faz muitos dias que o TudoGostoso ensinou uma receita de carbonara capaz de infartar qualquer italiano: isso tudo porque ela é feita com massa penne em vez de espaguete e usa linguiça calabresa no lugar do tradicional guanciale. Porém, parece que nossa receita não está tão longe assim do paladar de grandes chefs renomados! Estamos falando de Claude Troisgros, chef francês que está à frente do Mesa do Lado, restaurante eleito o melhor francês pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023. Durante uma apresentação, o chef ensinou como fazer um carbonara abrasileirado com massa penne, banha de porco e carne-seca! Chega a dar água na boca!

Claude Troisgros ensina segredo de chef para fazer um verdadeiro carbonara abrasileirado

O chef Troisgros apresentou seu carbonara brasileiro durante uma apresentação no Auditório SESC-RJ, junto com a chef Jéssica Trindade, que comanda os três restaurantes no dia a dia: Mesa do Lado, Chez Claude e Cantina do Claude, todos localizados no Leblon no Rio de Janeiro, um ao lado do outro.

Durante a apresentação, Claude contou um pouco de história dele e da família, que são precursores do Nouvelle Cuisine, um movimento culinário nascido na França na década de 70 cuja intenção é destacar o sabor natural dos alimentos e diminuir a quantidade de gordura utilizada, com foco na leveza e delicadeza dos pratos.

Por conta das raízes da família de Claude Troisgros, a gastronomia dele é conhecida por ter bastante influência da culinária italiana e não só francesa, além, claro, da brasileira, por conta dos seus anos vivendo no país. O primeiro restaurante do chef foi o Olympe, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, em homenagem à mãe que era italiana, foi o que ele contou pouco antes de demonstrar o preparo do carbonara abrasileirado.

Para quem gosta do clássico italiano, não precisa se preocupar: a base do prato continua a mesma! As gemas ainda são utilizadas para emulsionar o molho, mas a manteiga ou o óleo são substituídos por um pouco de banha de porco, enquanto o guanciale (bochecha de porco), que é bem difícil de ser encontrado pelo Brasil, é substituído por bacon e carne-seca.

A chef Jéssica Trindade ainda brincou durante a apresentação do prato, questionando qual é o brasileiro que não gosta de carne-seca. E vamos combinar que ela está certa, não é mesmo? Não é à toa que existem tantas receitas com carne-seca no TudoGostoso!

E você, o que achou da invenção do chef Claude Troisgros? Não deixe de contar para a gente e continue acessando o TudoGostoso para mais conteúdos como este!

Veja mais:

É a SUA CHANCE de aprender com chefs renomados:Rio Gastronomia tem aulas com os melhores chefs da América Latina

Temas relacionados