• Entrar
  • Cadastrar
Escodidinho perfeito: TudoGostoso ensina a receita e todas as dicas para ter um prato de restaurante em casa!

Vem aprender como fazer um escondidinho de dar água na boca com essa receita e dicas do TudoGostoso!

Fazer um bom escondidinho não é preciso de muita técnica, mas é necessário ter atenção em alguns passos para que ele fique perfeito! (Créditos: Shutterstock)

Ah, o escondidinho… Um clássico brasileiro que todo mundo ama. Dá para ser feito de muitos sabores diferentes, motivo pelo qual ele é tão queridinho. Ele também é fácil de fazer e não requer muita técnica! Aqui no TudoGostoso você já aprendeu como fazer escondidinho de carne-seca, escondidinho de camarão, escondidinho de frango e muito mais. Hoje nós vamos ensinar como fazer o escondidinho perfeito, dando dicas para que ele fique melhor do que de restaurante! Confira!

Escondidinho de carne moída melhor que de restaurante: aprenda a receita e veja dicas para que ele fique perfeito!

Ingredientes:

  • 1 kg de carne moída
  • ½ cebola picada
  • 5 dentes de alho picado
  • 2 tomates picados
  • sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
  • azeite, óleo ou manteiga para refogar
  • 1 kg de batata
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • leite para dar o ponto do purê
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • 300 g de queijo muçarela
  • orégano para salpicar a gosto

Modo de preparo:

  1. Para fazer o escondidinho, você precisa preparar duas receitas separadamente: o purê de batata e a carne moída.
  2. Para a carne moída, o primeiro passo é colocá-la na panela com um fio de óleo e cozinhar em fogo médio até que não esteja mais crua.
  3. O truque para deixar a carne moída soltinha é usar uma panela que comporte bem a quantidade e, com ajuda de uma espátula, ir separando os gominhos que se formam.
  4. Quando a carne estiver quase pronta, adicione a cebola, o tomate, o alho, o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha a gosto.
  5. Se necessário, adicione um pouco de água. Diminua o fogo e cozinhe por mais alguns minutos para o tempero apurar.
  6. Experimente a carne e verifique o tempero. Caso ache necessário, adicione mais. Depois, reserve a carne enquanto prepara o purê.
  7. Para o purê, o descasque as batatas, corte-as em pedaços médios. Acrescente em uma panela, adicione água até cobrir, coloque um pouco de sal e leve para cozinhar em fogo médio até que elas estejam bem macias.
  8. É importante deixar a batata ficar bem macia, quase se desfazendo. Isso facilita muito no preparo do purê e garante que ele ficará mais lisinho e sem pedaços de batata.
  9. Quando as batatas estiverem cozidas, descarte a água do cozimento.
  10. Com ajuda de um garfo ou um utensílio próprio, amasse as batatas até não ficar nenhum pedaço. Adicione a manteiga e o leite aos poucos, misturando bem para formar o purê.
  11. Por último, adicione o queijo, prove e verifique se há necessidade de adicionar mais sal.
  12. Com os dois pratos prontos, é hora de montar o escondidinho! Para isso, basta fazer uma camada de carne moída, adicionar metade da muçarela e cobrir tudo com o purê.
  13. Finalize com o restante da muçarela e o orégano.
  14. Leve para assar em forno quente até o queijo dourar.

Depois é só servir bem quente! Viu que fácil?

Posso substituir a batata por outro tubérculo?

Sim, você pode usar qualquer tubérculo para preparar o escondidinho de carne moída. Pode ser batata baroa, batata doce, mandioca e até abóbora! Fica ao seu critério. Apenas se atente se todos da família gostam desses ingredientes caso você vá fazer para alguma ocasião especial.

Posso usar molho de tomate na carne moída do escondidinho?

Sim! A nossa receita mais popular, no entanto, é feita com a carne moída bem sequinha e sem molho. O excesso de molho na carne moída pode acabar deixando o prato muito líquido depois de sair do forno. Para garantir que isso não vai acontecer, o ideal é adicionar só um pouquinho de extrato de tomate, para dar um sabor a mais.

Veja mais:

Escondidinho invertido de carne de panela: receita maravilhosa vai impressionar toda a família
Escondidinho gelado de leite em pó com creme de avelã

Temas relacionados