• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer angu de fubá do jeito certo: TudoGostoso ensina receita e técnica para o prato perfeito
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Que tal preparar um delicioso angu de fubá na sua próxima refeição? Confira as dicas para ele não empelotar!

Como fazer angu de fubá do jeito certo: TudoGostoso ensina receita e técnica para o prato perfeito

Aprenda como fazer um angu de fubá perfeito com as dicas do TudoGostoso! (Créditos: Shutterstock)

O angu é uma receita tradicional muito consumida no Brasil, em vários estados. Podendo ser feito com farinha de milho ou fubá mimoso (o último sendo o mais utilizado), ele é o perfeito acompanhamento daquela carne moída ou daquele ragú de costela, principalmente nos meses mais frios do ano. Porém, é preciso saber a técnica para fazer um angu de fubá de respeito, sem empelotar. E é isso que nós vamos ensinar a seguir. Confira!

Como fazer angu de fubá: aprenda a receita e as dicas de ouro para não empelotar!

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de fubá mimoso
  • 150 ml de água para misturar o fubá
  • 400 ml de água para ferver
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Os ingredientes do angu são simples mas o pulo do gato está mesmo no preparo. Apesar de também ser fácil, é preciso atenção para que ele fique perfeito e não desande. Sabe aquele angu empelotado, cheio de grumos e com aparência desagradável? Nada disso na sua casa! Olha só a seguir como fazer para ele ficar perfeito.

O primeiro passo é adicionar o fubá, o sal e os 150 ml de água em uma panela. Sem levar ao fogo, misture tudo muito bem até que todo o fubá tenha se dissolvido na água. Leve para cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 segundos e, em seguida, adicione a água fervida aos poucos, misturando sem parar com ajuda de um fouet ou uma colher de pau.

É extremamente importante seguir o passo a passo dessa forma. Se você adicionar o fubá direto em toda a quantidade de água, ele vai empelotar e vai dar tudo errado. Depois que você tiver adicionado toda água fervida e a mistura estiver completamente homogênea, cozinhe em fogo médio para baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.

No início, a textura ficará de mingau, mas o angu deve ser cozido por mais algum tempo para não ficar com gosto de farinha crua, até que ele comece a desgrudar das laterais e do fundo da panela. Assim que isso ocorrer, desligue o fogo e transfira o angu de fubá para o recipiente que irá servir. Sirva ainda quente!

Meu angu empelotou, o que fazer agora?

Bom, se algo deu errado no processo, existem algumas dicas para remover os grumos do seu creme. O ideal é batê-lo no liquidificador ou utilizar um mixer. Isso fará com que os grumos se dissolvam e se misturem novamente ao creme. Depois disso, para garantir que não ficou nenhum pedacinho, você pode passar por uma peneira!

Veja mais:

É saudável comer fubá de milho? Descubra os benefícios do ingrediente e se pode comer todo dia
Tem diferença entre polenta e angu? Vem que o TudoGostoso te conta!
Já conhece o fubá suado? Veja como fazer um tradicional cuscuz de panela superfácil em casa!

Temas relacionados