Grande fonte de energia e boa alternativa para quem não pode comer o glúten presente na farinha de trigo, o fubá traz grandes benefícios para a saúde. Apesar de calórico, se combinado com outros ingredientes é, sim, um alimento que pode ser consumido diariamente.
Muito usado na polenta, em bolos, pães e mingaus, o fubá não é um vilão. O segredo está em fazer um casamento certo. No almoço, que tal juntar a polenta com um feijão e uma carne, um peito de frango desfiado ou ovo cozido? Será uma forma de aumentar a saciedade e reduzir os picos de açúcar no sangue.
Pode comer fubá todos os dias?
No caso do bolo de fubá, mingaus e outras receitas mais calóricas, para comer ao longo do dia, o ideal é reduzir as quantidades para deixar a dieta mais balanceada. Ou até acrescentar fibras como a chia durante o seu consumo. Então, sim, pode comer fubá todo dia em porções moderadas e bem combinadas.
Benefícios do fubá
O alimento é uma ótima fonte de ácido fólico, elemento indispensável para a dieta de mulheres grávidas, já que ajuda a evitar problemas de malformação fetal. Em pessoas que têm doença celíaca e não podem comer glúten, o fubá surge como uma excelente alternativa para substituir o trigo na alimentação.
Quais os tipos de fubá?
Há quem considere que a farinha de milho e o fubá são a mesma coisa. E podem até ser bem parecidos, mas apresentam grossuras distintas. Há ainda três tipos de classificação para o fubá. O tradicional, de espessura média, o fubá mimoso, mais fino e muito comum no preparo de polentas, e a semolina, que é uma farinha mais grossa e comum em receitas de broa.
Veja mais:
Bolo de fubá com goiabada que não afunda? Aprenda a receita e o truque simples para o doce ficar divino!
Seu bolo de fubá sempre fica seco? Veja 5 dicas para que ele fique molhadinho sempre