
Risoto é um prato que exige paciência e atenção aos detalhes. (créditos: Shutterstock)
O risoto é um prato cremoso de origem italiana feito à base de arroz. Embora tenha um preparo fácil, para ele ficar bom é preciso ter atenção aos detalhes, paciência e o uso de bons ingredientes. Caso contrário, um errinho pode colocar tudo a perder. Por isso, para muitas pessoas, o risoto é considerado uma receita muito difícil.
Mas como aqui no TudoGostoso nossa missão é provar que é possível cozinhar de um jeito simples e prático, nós separamos algumas dicas de chef para fazer o risoto perfeito. São umas regrinhas básicas, mas que fazem toda a diferença no resultado final. Confira.
Como fazer risoto do jeito certo?
Escolha o arroz ideal
Essa aqui é a regra mais importante. Utilize sempre variedades de arroz específicas para risoto. As três opções são o arbório, carnaroli ou vialone nano, pois elas têm alto teor de amido, o que é essencial para a cremosidade.
Tenha paciência
Cozinhe o risoto em fogo médio, adicionando caldo aos poucos e mexendo constantemente para liberar o amido e garantir uma textura cremosa. Está com pressa? Então desista de fazer o risoto e tente cozinhar outro prato mais prático. Fogo alto no preparo desta receita pode colocar tudo a perder. Por outro lado, o fogo baixo demora uma eternidade e ainda corre o risco de deixar o risoto todo empapado.
Mexa o risoto com um fouet
Os chefs de cozinha sempre usam um fouet para mexer o arroz durante o preparo. O utensílio ajuda a soltar o amido necessário para o risoto ficar cremoso na medida certa. Não é preciso mexer o risoto o tempo todo. O ideal é dar uma mexidinha só quando acrescentar o caldo, mas sem fazer muita força para não ficar empapado. Inclusive, o fouet serve justamente para dar mais leveza para os seus movimentos.
Acrescente uma concha de caldo por vez
O risoto é uma receita que exige paciência. Sendo assim, nada de colocar o caldo de uma só vez. Quando colocamos todo o caldo logo no começo, corremos o risco dele evaporar por completo antes do arroz cozido. A recomendação dos chefs é sempre colocar uma concha e adicionar a próxima alguns minutos depois.
Receita de risoto perfeito: siga esse passo a passo e nunca mais erre no preparo do prato
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz arbório, carnaroli ou vialone nano
- 1/2 cebola picada finamente
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou manteiga
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 4 a 5 xícaras de caldo quente (de legumes, frango ou carne)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de manteiga (para finalizar)
- Sal
Modo de preparo:
Caldo
Mantenha o caldo aquecido em uma panela ao lado, em fogo baixo. O caldo deve estar quente durante todo o processo de preparo do risoto para que não interrompa o cozimento do arroz.
Arroz
- Em uma panela grande e larga, adicione a cebola picada e o sal. Refogue até que fique translúcida e macia, mas sem dourar, por cerca de 5 minutos.
- Adicione o arroz cru à panela e mexa bem por uns 30 segundos.
- Despeje o vinho branco seco e mexa até que ele seja completamente absorvido pelo arroz. Esse passo ajuda a liberar o amido do arroz, que dá cremosidade ao risoto, além de adicionar sabor.
- Quando o vinha já tiver evaporado, comece a adicionar o caldo quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente. Espere que o caldo seja quase absorvido antes de adicionar a próxima concha.
- Continue esse processo de adicionar o caldo e mexer até que o arroz esteja cozido, mas ainda firme no centro.
- Quando o arroz estiver no ponto certo, retire a panela do fogo. Adicione as 2 colheres de sopa de manteiga.
- Mexa vigorosamente até que a manteiga e o queijo estejam completamente incorporados.
- Finalize com parmesão ralado e sirva como preferir.
Veja também:
Risoto caseiro de cogumelo: com poucos ingredientes, o segredo para fazer a receita italiana com excelência está no preparo
Nunca mais erre o ponto do arroz de risoto: veja tudo o que você precisa saber para arrasar no preparo do prato