• Entrar
  • Cadastrar
A maioria das pessoas não faz ideia, mas esse é o maior erro no preparo de um risoto

O risoto é uma daquelas receitas que o modo de preparo pode ser difícil para algumas pessoas. Encontramos um erro que muitos podem estar fazendo e sequer sabem! Veja agora!

Não repita esse erro na hora de preparar o risoto! (Créditos: Shutterstock)

Poucas coisas são mais difíceis de serem encontradas do que o ponto certo do arroz de risoto, né? Às vezes fica duro demais, enquanto em outras ocasiões fica mole e empapado. Existem até aqueles que confundem o risoto com o arroz à piamontese! Dá pra acreditar? Apesar de primos, eles estão longe de serem a mesma coisa. Encontramos um erro que as pessoas cometem com certa frequência e que pode ser crucial quando o assunto é preparar um risoto digno de restaurante 5 estrelas. Pare de errar quando o assunto é o preparo dessa receita! Veja agora no TudoGostoso!

Qual o maior erro no preparo do risoto?

Muitos podem não imaginar, mas o maior erro do risoto está na temperatura do fogo! Antes do arroz, você deve refogar a cebola e o alho com a manteiga ou azeite, em fogo baixo, para que eles liberem os líquidos, mas não ao ponto de queimarem. Depois, adicione o arroz em uma panela de fundo grosso para reter o calor e mude para o fogo médio, quase alto. Ele deve ser tostado, em média, durante 3 minutos, mas não pode queimar. O tamanho da panela também é importante para com que o arroz não acabe grudando e formando uma camada no fundo, por isso, fuja de panelas grandes.

Não lave o arroz

Outro erro que muitos acabam cometendo na hora de fazer o arroz é o ato de lavar os grãos. Ao despejar a água, iremos retirar a suculência e soltar todo o amido do grão, fazendo com que ele fique mole demais após o cozimento.

Qual é o ponto ideal do risoto?

O ponto certo do risoto é apenas um: al dente! Isso significa que o arroz não deve estar nem muito duro, nem muito mole. Por isso, reforçamos que toda atenção é necessária para encontrar esse perfeito meio-termo. Quando você mastiga o grão, por mais que ele esteja cozido, ele ainda deve ter uma leve resistência ao morder. Se você conseguir chegar à essa experiência temos uma boa notícia: parabéns, você chegou ao ponto certo!


Veja mais

O truque para deixar os panos de cozinha como novos em 20 minutos (sem esfregar ou lavar na máquina)
Os benefícios de comer uma maçã 30 minutos antes do arroz branco são extraordinários
Você congela seu peito de frango do jeito certo? Essa dica vai facilitar sua vida na hora de cozinhar!

Temas relacionados