Tem fubá em casa e não sabe qual receita fazer com o ingrediente? Aproveite para preparar um fubá suado! A iguaria de nome engraçado é bem tradicional em Minas Gerais e parecida com o famoso cuscuz nordestino Pode ser consumida de um jeito bem simples, apenas com manteiga, ou incrementada com ovos, linguiça, bacon, queijo e variados temperos. Há quem consuma pela manhã, num café da manhã reforçado, ou como acompanhamento na hora do almoço.
Aprenda como fazer fubá suado, prato delicioso parecido com o cuscuz!
Receita de fubá suado
Ingredientes
2 xícaras de fubá
1 xícara e 1/2 de e água
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Comece colocando uma panela larga no forno para facilitar o preparo. Derreta a manteiga e em seguida acrescente o fubá. Sempre mexendo, vá adicionando água aos pouquinhos para ir cozinhando o fubá. Ao poucos toda a farinha fica com aparência umedecida (nunca molhada demais!) e gominhos vão se formando na panela, com ose fosse uma farofa. Acrescente a quantidade de sal desejada, misture mais um pouco e desligue o fogo quando o fubá estiver bem cozido. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de cinco minutos, até que o vapor forme gotinhas. É daí que vem o nome fubá suado, já que a farinha de milho “sua” na panela.
Qual é a diferença entre fubá suado e cuscuz?
A principal diferença entre fubá suado e cuscuz é o modo de preparo. No primeiro, tradicional em Minas Gerais, o fubá bem fininho é cozido direto na panela com um pouquinho de água. No segundo, porém, o mais comum é preparar a receita com flocão de milho em uma cuscuzeira, com a farinha cozinhando em banho-maria. Apesar disso, sendo o Brasil um país tão grande, é bem provável que em alguns lugares o fubá suado seja apenas um nome diferente para o cuscuz mais comum.
Os dois pratos podem ser incrementados com diversos ingredientes para ganharem ainda mais sabor. Uma dica para quem quiser adicionar queijo no fubá suado é acrescentar o ingrediente no final do preparo, derretendo aos pouquinhos enquanto a panela está fechada. No caso de ovos, linguiça e bacon, eles devem ser refogados antes, separadamente, e misturados com a farinha no final do preparo.
Veja mais
Receita de cuscuz na airfryer fica pronta em poucos minutos e não precisa de cuscuzeira
Bolo de fubá com queijo e goiabada: você precisa aprender essa receita maravilhosa de lamber os beiços