• Entrar
  • Cadastrar
Meu avô italiano contou quais são as maiores vergonhas que você pode passar em um restaurante

Se você quer ir em um restaurante típico italiano ou pretende viajar para o país europeu, cuidado para não cometer essas gafes 

Não cometa essas gafes em um restaurante de italianos (Créditos: Shutterstock)

As receitas de comida italiana são clássicos que fazem sucesso pelo Brasil, algumas ainda respeitando regras tradicionais e outras com as suas próprias inspirações. Tem espaço para cada um desses preparos, mas tenta só ir na casa da sua avó italiana e comer sua lasanha e ainda cometer uma gafe na mesa para ver qual vai ser a reação.

No Brasil, algumas “nonnas” podem não ter muitas cobranças na mesa de casa quanto outras, mas se você for frequentar um restaurante típico italiano, ainda mais no próprio país Europeu, é bom saber as regras de comida dos italianos segundo os avôs italianos para não passar vergonha. Aprenda no TudoGostoso os principais erros que estrangeiros cometem que são uma vergonha para os italianos.

Beber cappuccino depois das refeições

No Brasil é quase uma instituição nacional tomar um cafezinho depois das refeições como almoço e jantar. Mas não ouse tentar pedir um cappuccino nesses momentos em plena Itália. Cappuccino é uma bebida de café da manhã para os italianos e não se bebe dele depois das refeições. Ou seja, cappuccino de tarde ou de noite, nem pensar! Se você fizer questão de um café depois do almoço, peça um café expresso. Ou, melhor ainda, espere um pouco e passeie antes de parar em uma cafeteria para repor as energias com um bom café.

Botar ketchup na pizza ou em massas

Se no Brasil já existe uma disputa entre botar azeite ou ketchup em pizza, na Itália a briga é ainda maior. Infelizmente para os amantes de ketchup, ele não é nada aceito nos restaurantes italianos e você não vai encontrar um pote do condimento na mesa. Se com pizza, que inclusive não surgiu na Itália, já é mal visto, o buraco é ainda maior quando falamos de ketchup em macarrão e outras massas. Aqui é menos comum, mas é um hábito de turistas odiado pelos locais. Teve até uma pesquisa realizada no país em que 64% dos participantes escolheram este costume como um verdadeiro crime gastronômico.

Pedir arroz como acompanhamento

Uma refeição digna italiana segue etapas certinhas, não importa se é um jantar romântico ou uma refeição em família. Pratos com arroz, como um bom risoto, são considerados “primo piatto”, ou seja, primeiro prato principal, focado em carboidratos. Já o “secondo piatto”, segundo prato principal, é normalmente com carne e alguma salada, por exemplo. O costume de comer carne e arroz como acompanhamento em um prato só não faz o menor sentido para eles, então cuidado ao pedir ambos juntos se não quiser ver olhares confusos dos garçons. O mesmo vale para as massas, que são protagonistas únicas em primo piatto, e também não devem se misturar com carne (exceto em molhos) ou arroz.

Colocar gelo no vinho

Aqui é comum deixar o vinho na geladeira para ficar bem gelado ao servir ou até incluir gelo, ou o truque com uva congelada, na taça. Mas vinho para um bom italiano deve ser em temperatura ambiente, inclusive vinho branco. É claro que a temperatura ambiente na Itália e no Brasil é diferente, ainda mais dependendo da estação do ano, mas recursos como adegas ajudam a manter a temperatura certa da bebida sem precisar de medidas drásticas como pedir gelo para o vinho. Mesmo que você esteja acostumado a beber vinho bem gelado, para degustar e analisar um vinho como especialista na Itália, o certo é apreciar na temperatura que vier.

Botar queijo ralado em massa com frutos do mar

Pizza com abacaxi não é nem de perto a única combinação que os italianos veem com olho torto. Para eles, queijo e frutos do mar não podem ficar juntos, ainda mais em massas, porque o queijo acaba roubando a complexidade de sabores dos frutos do mar. Ou seja, se for comer um espaguete ao molho de camarão nem tente pedir o queijo ralado para colocar por cima.

Cortar massa com faca

As receitas com espaguete são algumas das mais populares na Itália, mas são também algumas que mais tem “regras”. A principal delas? Não cortar com faca! O macarrão não muda de sabor de acordo com o formato, mas a experiência de apreciá-la com o molho é diferente sim. Se você pedir uma massa longa como espaguete ou fettuccine, o jeito certo de comê-la é enrolando uma porção no garfo e comendo em uma bocada só. Caso ache que faz muita bagunça, prefira uma massa curta, como penne e fusilli, que é mais prática e não vai ser motivo de nenhuma gafe.

Veja mais:
Os amantes da parmegiana vão beijar seus pés depois de comer esse fagottini de berinjela que aprendi com uma italiana
Descubra 3 segredos para escolher um macarrão como um italiano
4 comidas que parecem italianas mas são brasileiras

Temas relacionados